Capacitação

CURSO

Defesa Civil recebe capacitação do Estado

Curso prepara agentes municipais para mapeamento e gerenciamento de áreas de risco

Publicado em: 21/11/2017 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil recebe capacitação do Estado

Capacitação aborda aperfeiçoamento para prevenção e atuação em desastres naturais (Foto: Edmara Silva)

A equipe técnica da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, SUPDEC, participa de treinamento sobre noções técnicas de aperfeiçoamento direcionado à prevenção e atuação em desastres naturais. Na sede do orgão em Imperatriz, curso é promovido desde segunda-feira, 20, pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, das 8h às 14h, com carga horária de 20 horas aulas.

São destacados temas como gerenciamentos de desastres, de risco, de abrigos, conceituação doutrinária, política nacional de proteção e defesa civil, implantação e operacionalização de COMPDEC, noções básicas sobre planos e recursos federais,  sistema de comando de operações, Sistema sobre desastres e S2ID.

Segundo o responsável pela Capacitação em Proteção e Defesa Civil, 1º tenente do Quadro de Oficiais Complementar de Bombeiro Militar (QOCBM), Rafael Lima de Araújo, "objetivo é habitar a gestão local, para que esses agentes tenham um conhecimento mais técnico, e possam interpretar melhor as áreas de risco e garantir a segurança da população”.

Para o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, curso vai ajudar profissionais nas ações de prevenção. “Precisamos estar preparados para enfrentar situações desastrosas, que podem ocorrer no cotidiano, sobretudo, agora com a chegada do período chuvoso, com o enfrentamento das áreas de riscos e alagamentos” - enfatizou.

“Após oito anos  voltamos as ter essa capacitação, que nos qualifica e nos prepara, para os trabalhos do dia a dia. É necessário, no entanto, nos qualificarmos para assim, darmos uma resposta melhor a sociedade, além de melhorar o atendimento à população” - destaca secretária executiva da superintendência, Elayne Cristina.

Os instrutores realizarão trabalhos de acompanhamento nas etapas teóricas e práticas dos participantes, avaliando e, inclusive, inspecionando os trabalhos de campo nesta quarta-feira,22.

Capacitação