Capacitação

ENCONTRO

Gestores participam de capacitação sobre alimentação escolar

Processos licitatórios, gêneros alimentícios e higiene foram debatidos

Publicado em: 30/01/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Gestores participam de capacitação sobre alimentação escolar

Mais de 80 gestores das instituições de ensino participaram da capacitação. (Foto: Edmara Silva)

Equipe do Departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Semed, promoveu capacitação de gestores sobre execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Encontro realizado nesta quarta-feira, 30, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, Praça União, contou com presença de 89 gestores das instituições de ensino.

Entre os conteúdos abordados, foram destaque os processos licitatórios, fornecedores, qualidades dos alimentos; recebimento dos gêneros alimentícios; caderno de controle de estoque; organização das despensas e armazenamento a frio; higiene e procedimentos operacionais. Para reforçar o aprendizado, foi realizado estudo do manual de boas práticas e disponibilizado um exemplar a cada participante.

Suelem Queiroz, responsável técnica do Departamento de Nutrição, revela que a cada dois anos é realizada capacitação de gestoras e merendeiras. “É importante esse momento para o conhecimento e para a orientação do trabalho das merendeiras, com acompanhamento das práticas de manipulação dos alimentos e do controle de estoque, as fichas técnicas e sempre que necessário, recorrer ao manual de boas práticas” – destacou.

Ela lembra ainda, que com a eleição dos gestores em 2018, muitos profissionais são novos na função. “As gestoras que assumiram agora precisavam receber essas orientações, para acompanhar os preparos adequados da merenda escolar”.

Wilma Bandeira Alves, gestora da Escola Domingos de Moraes, afirma que as orientações são importantes para a qualidade da alimentação nas instituições de ensino. “Esse momento serve para nos chamar a atenção daquilo que nós já sabemos, mas que com o passar do tempo vai caindo no esquecimento ou vamos deixando de fazer o acompanhamento diante dos inúmeros afazeres do dia a dia. Então, o acompanhamento da cozinha deve ser feito diariamente, pois lidamos com seres humanos” – frisou.

A equipe de Nutrição da Semed observa que mesmo com as capacitações, são realizadas visitas as unidades de ensino de forma periódica para as orientações necessárias, bem como estão disponíveis para atendimento na própria Secretaria.

Capacitação