Capacitação

EVENTO

Imperatriz sedia oficina de capacitação sobre Segurança Alimentar

Atividade faz parte dos 15 anos de implantação do Consea no Maranhão

Publicado em: 17/07/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz sedia oficina de capacitação sobre Segurança Alimentar

Conselheiros de 19 municípios participam das atividades que terminam nesta quarta-feira, 18 (Foto: Edmara Silva)

Com apoio da Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes; e Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, Susan; teve início, na manhã desta terça-feira, 17, oficina de capacitação de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Somos gratos, em nome do poder público municipal, por Imperatriz ter sido escolhida pelo Consea para sediar esse encontro de capacitação regional. A oficina visa capacitar conselheiros e gestores sobre a política de segurança alimentar, ampliando o conhecimento de todos os presentes”, destacou Katiana Sá, superintendente da Susan na cidade.

O evento acontece até esta quarta-feira, 18, no auditório do Hotel Schalom, Rua Pará, 610, Centro. Seu principal objetivo é aprimorar os conselheiros para o exercício do controle social da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A ação está sendo promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Sedes, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Consea.  

“Essa programação faz parte das comemorações dos 15 anos de implantação do Consea no Maranhão, onde desde então se atua na melhoria das políticas de segurança alimentar e nutricional em todo estado. Esse trabalho é realizado em parceria com os municípios”, destacou Concita da Pindoba, presidente do Consea.

Participam das atividades conselheiros de 19 municípios, 02 da sociedade civil e 01 do poder público, integrantes de cada Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão, Consea/MA;   Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, Caisan; Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Comsea; e  Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional, FMSAN.

No primeiro dia de oficina foram debatidos temas relacionados ao controle social e estratégia do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão, Consea/MA; monitoramento dos programas de Segurança Alimentar e Nutricional, SAN: Programa de Aquisição de Alimentos, PAA; e Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE. Monitoramento de equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional, SAN: Centrais; Restaurantes Populares e cozinhas comunitárias. Estratégia de funcionamento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Consea; e estratégia e monitoramento dos programas e ações de Segurança Alimentar e Nutricional, SAN.

Programação de quarta-feira, 18.

07h – Café da Manhã para todos os participantes

08:30h – Papel do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional, FMSAN, e o funcionamento do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão, Consea.

09:30h – Apresentação dos trabalhos em grupo

10:30h – Debate

11h – Papel dos conselheiros na construção dos planos de San

12h – Almoço

14h – Orientação aos municípios sobre pendencias de adesão ao SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Sisan.

16h – Encaminhamentos

17h – Encerramento

Capacitação