Capacitação

CAPACITAÇÃO

Prefeitura e Senai firmam parceria para curso profissionalizante

Cerca de 30 catadores de materiais recicláveis serão capacitados

Publicado em: 23/04/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura e Senai firmam parceria para curso profissionalizante

Reunião define para dia 20 de maio aula inaugural do curso de marceneiro de móveis (Foto: Léo Costa)

Catadores de materiais recicláveis terão mais uma oportunidade de aprendizado para o mercado de trabalho. A ação envolve parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai.

A secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, destacou a ação do governo municipal para promover a inserção de pessoas qualificadas no mercado de trabalho. “Objetivo dessa parceria é capacitar os catadores e membros da família para atuarem na fabricação de móveis. A matéria-prima será a madeira encaminhada para Ascamari, através da coleta seletiva e de parceiros. Essa qualificação vai agregar valores para os agentes ambientais e seus familiares, melhorando a qualidade de vida de todos”, destacou Rosa Arruda.

O curso ministrado será o de marceneiro de móveis para cerca de 30 catadores e seus dependentes, acima dos 16 anos. As aulas acontecerão no período da tarde com início dia 20 de maio, carga horária 240 horas. A data foi definida em reunião na tarde de segunda-feira, 22, na sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, local do curso.

“Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de vivenciar o universo da marcenaria. Aprenderem a manipular os equipamentos e a fazer a leitura dos projetos interpretando desenhos técnicos e produzindo as peças”, destacou Juarez Sanches, gerente do Senai-Imperatriz.

Thainá Silva, 19, há 02 anos trabalha como catadora e não esconde a satisfação da oportunidade de aprender uma nova profissão. “Gostei muito dessa informação sobre o curso que será realizado na associação, vou fazer. Quero trabalhar na produção de móveis e ficar pronta para o mercado de trabalho e com uma perspectiva de vida bem melhor e seguir a vida como marceneiro”, ressalta.

O marceneiro é um profissional capaz de projetar e confeccionar todo e qualquer tipo de móvel, treinado para trabalhar com desenhos, croquis e especificações técnicas em função das fases estabelecidas na execução da fabricação de móveis.

Capacitação