Capacitação

ASSISTÊNCIA

Qualidade de vida dos idosos é tema de capacitação

Servidores dos programas sociais participaram de palestras para aprimorar atendimento

Publicado em: 16/01/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Qualidade de vida dos idosos é tema de capacitação

Capacitação buscou aprimorar os serviços socioassistenciais prestados aos idosos (Foto: Léo Costa)

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, Suas, participam de segundo módulo de capacitação, promovido pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Com o tema "Envelhecer com dignidade: um direito humano fundamental",  a formação começou no dia 15, no auditório da Sedes, e tem como objetivo melhorar a qualidade da gestão na prestação de serviços socioassistenciais ofertados à população idosa da cidade.

"Programação é voltada aos orientadores sociais, coordenadores, diretores e técnicos que atuam diretamente com idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, SCFV; Centro de Referências de Assistência Social, Cras; e Casa do Idoso Feliz" - enfatizou a secretária Fátima Avelino.

“Nossa principal finalidade é proporcionar aos profissionais das unidades o conhecimento reflexivo sobre o ciclo de vida da pessoa e da família, a fim de sensibilizar os trabalhadores sobre o momento de vida das pessoas por eles atendidos (idosos)” – explicou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.

Um dos facilitadores, promotor de Justiça, Joaquim Ribeiro Júnior, titular da Promotoria Especializada em Defesa do Idoso e Pessoa com Deficiência, abordou sobre o conhecimento do Estatuto do Idoso. “O direito dele vai muito além de prioridade em fila. Ele rege sobre a formulação e execução de políticas públicas relacionadas ao idoso. Isso envolve a família, a sociedade e o Poder Público no cumprimento desse papel” – ressaltou.

A capacitação termina nesta quinta-feira, 17, com a facilitadora Karla Maysa, secretária adjunta da Sedes, com a palestra sobre a importância da família no cuidado ao idoso.

 

Capacitação