Capacitação

SETEMBRO AMARELO

Professores da rede municipal participam de palestra sobre prevenção do suicídio

O objetivo é conhecer mais sobre depressão e os sinais de alerta

Publicado em: 19/09/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Professores da rede municipal participam de palestra sobre prevenção do suicídio

O objetivo é capacitar o corpo docente a dar suporte aos jovens alunos. (Foto: Edmara Silva)

O Centro de Referência de Assistência Social, Cras, do Bacuri ministrou na manhã desta quinta-feira, 19, uma palestra sobre a prevenção do suicídio aos professores da Escola Municipal Santos Dumont. O objetivo é capacitar o corpo docente a dar suporte aos jovens alunos. A programação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês da prevenção do suicídio e valorização da vida.

Na ocasião, a assistente social do Cras, Naliane Borges, compartilhou com os educadores informações a respeito da depressão, os sinais que alertam para possíveis situações de risco e realizou algumas atividades alusivas. “É uma necessidade estabelecer esse diálogo com os professores. O momento possibilita que eles sejam um auxílio nessa prevenção efetiva e valorização da saúde mental”, informou.

A gestora da escola municipal, Lenilda Costa Silva, explica que a ação é uma importante parceria entre a unidade educacional e os profissionais do Cras. São cerca de 531 alunos e 25 professores divididos entre os turnos matutino e vespertino. “Diante da situação que podemos perceber nas mídias digitais e no dia-a-dia dos nossos alunos, é essencial conhecer mais sobre as questões psicológicas dos adolescentes, para assim poder ajudar adequadamente”, comentou.

Ainda de acordo com a assistente Naliane Borges, é o primeiro ano que o órgão faz esse tipo de mobilização e as ações não ficaram limitadas ao mês de setembro. A pretensão é ministrar palestras aos educadores de todas as unidades educacionais do Bacuri e posteriormente estender para as escolas municipais de outros bairros. "Mas não apenas os professores receberão esse tipo de direcionamento, pretendemos também trabalhar com os pais dos alunos sobre o assunto. Montar de fato uma rede integrada e efetiva", completou.


Caso precise, busque ajuda nos locais:

- Unidade Básica de Saúde do seu bairro
- CAPS III Renascer: Rua Projetada B, s/n - Parque Anhanguera
- CAPS III Girassol: Rua Rafael de Almeida, s/n - Parque Anhanguera
- CAPS Infantil: Rua Itamar Guará, 2223 - Três Poderes
- Ambulatório de Saúde Mental: Rua Amazonas, 520 - Centro

Capacitação