Capacitação

TECNOLOGIA

Professores recebem treinamento sobre diário on-line

Mais de 80 instituições escolares passam por processo de informatização

Publicado em: 20/02/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Professores recebem treinamento sobre diário on-line

Próximos dois dias de treinamento serão direcionados aos professores da educação infantil (Foto: Edmara Silva)

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, realiza no período de 20 a 22 de fevereiro, formação para secretários, coordenadores pedagógicos e professores, de 48 escolas e 38 creches da rede Municipal de Ensino, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, Praça União. O encontro objetiva capacitar os profissionais para a informatização das instituições, no manuseio do Sistema de Gestão da Educação, Geduc, e utilização do diário on-line.

A formação que foi conduzido por técnico desenvolvedor do sistema Geduc, abordou o passo a passo de como manusear o programa e suas principais ferramentas. “Para um município do tamanho de Imperatriz, com mais de 43 mil alunos, não é uma tarefa fácil administrar só no papel. É necessário ter a informação ao alcance. O sistema não é para modificar, mas para facilitar o trabalho na educação”, destacou o técnico do sistema, Eduardo Farias.

Além de ferramenta administrativa, o diário on-line será utilizado pelos alunos e pais, no acompanhamento das notas e do desempenho educacional. Trata-se de um sistema que opera de forma individual, com informações específicas da escola ao qual está inserido.

Esse processo de informatização das escolas foi iniciado ainda em 2018 e contabiliza 65 instituições que já utilizam o diário on-line para as rotinas escolares. “Estamos realizando esse procedimento aos poucos, porque também dependemos de internet. Como a Prefeitura está instalando internet em todas as escolas, esperamos finalizar esse trabalho o mais rápido possível", explicou a coordenadora do departamento Geduc, Jacylene Santos.

Ela destacou ainda que os próximos dois dias de treinamento serão direcionados aos professores das escolas de educação infantil e creches. "Como as aspectos abordados no diário para essa categoria é novo, precisa-se de mais tempo. Ele foi criado pela equipe da educação infantil da Semed, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e, inclusive, passou a ser referência no sistema para outros municípios", finalizou.

Capacitação