Capacitação

ATENDIMENTO

Rede de Saúde Mental participa de capacitação

Curso é voltado aos servidores do HMI, UPA, SAMU, Atenção Básica, Consultório de Rua e Centro POP

Publicado em: 19/06/2018 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Rede de Saúde Mental participa de capacitação

Capacitação integra as ações da nova política nacional da saúde mental (Foto: Edmara Silva)

Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, a Prefeitura começou nesta terça-feira, 19, curso "Rede em Ação: Intercâmbio da rede de saúde mental de Imperatriz”. O público-alvo da capacitação são os profissionais que atuam nas unidades de atendimentos de urgência, emergência e os da Atenção Básica. Durante dois dias serão realizados trabalhos em debate, com palestras e esclarecimentos.

Capacitação integra as ações da nova política nacional da saúde mental. Nesta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros ministra a palestra “Técnicas de contenção", à tarde. "O movimento em prol deste curso surgiu ano passado, quando falando sobre os leitos psiquiátricos, foi visto a necessidade de capacitar servidores das redes HMI, UPA, SAMU, Atenção Básica, Consultório de Rua e Centro POP. O desejo é compartilhar e entender um pouco mais e este é apenas o início de muitas formações que virão”, explicou Maria Aparecida Alves, coordenadora geral da rede de Saúde Mental.

Roberta Feitosa Lima, na solenidade de abertura, representou o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano. "A gente fica muito feliz e agradecido por mais essa capacitação, pois a saúde mental precisa de maior atenção de todos nós. Esse é o momento de compartilharmos experiências e conhecimentos, para que as pessoas atendidas pela rede possam ser trazidas e incluídas no convívio social”.

De acordo com a proposta do Ministério da Saúde, para quem precisa de cuidados em saúde mental, o melhor é viver em sociedade e não marginalizado e excluído. Em Imperatriz, a rede de atendimento conta com ambientes específicos de atuação, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II Girassol, Centro de Atenção Psicossocial III Renascer e Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil.

Essas unidades atendem de forma individual, familiar e em grupos. Além disso, oferecem consultas médicas, oficinas terapêuticas, atenção à situação de crise, orientação farmacológica, visitas domiciliares e institucionais, palestras educativas, atividade de esporte, lazer, cultura e encaminhamentos a outros serviços. (Colaboração de Reginaldo Santos)

Capacitação