Capacitação

CAPACITAÇÃO

Servidores da Semed recebem treinamento sobre segurança no trabalho

Quase 800 profissionais recebem orientação para uso do EPI

Publicado em: 05/11/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Servidores da Semed recebem treinamento sobre segurança no trabalho

Treinamento para os servidores da Semed segue até sexta-feira, 08 (Foto: Sara Ribeiro)

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, promove durante toda a semana, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, treinamento sobre a Norma regulamentadora nº 06, da portaria 3.214/78, sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual, EPI, aos servidores nos cargos de auxiliar de serviço de manutenção de alimentos, Asma; auxiliar de serviços gerais, ASG; e zelador.

Aproximadamente, 800 profissionais participam no decorrer da semana, no período da manhã ou tarde, de acordo com polo indicado pelo cronograma estabelecido pela Secretaria. As orientações estão sob os cuidados dos técnicos de segurança do trabalho Bruna Laís Dias Sousa e Osmar Rodrigues de Oliveira Júnior.

Os servidores recebem orientações a respeito do uso dos equipamentos, segurança, proteção, higienização, conservação, prevenção de acidentes e legislação. “Neste primeiro dia convidamos todos os servidores de escolas e creches referente ao polo 1 que contempla o bairro centro e adjacências. É a primeira vez que os servidores passam por um treinamento desses”, explicou Osmar Rodrigues.

Em paralelo a essa ação, a Semed vem distribuindo os EPI’s nos postos de trabalho para uso dos servidores. Trata-se de uma medida de proteção, pois o uso é obrigatório. Para cada tipo de atividade há um modelo de kit de EPI. A maioria são compostos por botas, luvas de látex e avental.

Irisneide Ferreira de Sá, asma na Creche Santa Teresinha elogia iniciativa. “É importante para saber como usar os equipamentos, ter higiene e limpeza. A gente só ganha com o aprendizado”, frisou.

Capacitação