Capacitação

VERÃO 2019

Vigilância Sanitária orientará barraqueiros sobre qualidade dos alimentos

Nesta quinta-feira, 4, será realizada uma série de palestras para os barraqueiros das praias do Cacau e do Meio

Publicado em: 02/07/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Vigilância Sanitária orientará barraqueiros sobre qualidade dos alimentos

Após a orientação, os fiscais vão atuar de forma mais intensa nas duas praias de Imperatriz. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde,  órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde - Semus, agendou uma reunião com os barraqueiros das praias do Cacau e do Meio, na manhã desta quinta-feira, 4, para orientá-los em relação aos alimentos e bebidas que serão servidos durante o período de veraneio 2019. Após a orientação, serão intensificadas as fiscalizações às barracas.

A diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Figueiredo, informou que na reunião os nutricionistas da pasta vão ministrar palestras e tirar dúvidas sobre vários temas que visam garantir a boa qualidade dos alimentos que forem disponibilizados aos clientes. "Vamos tratar temas como a higiene dos alimentos,  higiene dos manipuladores, higiene dos equipamentos e utensílios, conservação dos alimentos, a importância do uso da toca e avental, forma correta de descarte do lixo e cuidados com a água", detalhou.

A equipe será dividida para atender simultaneamente as duas praias. Somente após este trabalho de orientação e, respectivamente, a abertura oficial do período de verão no domingo, 6 de julho, é que as fiscalizações serão implementadas.

Como em anos anteriores, as fiscalizações podem ser realizadas a qualquer dia, mas o foco será na sexta-feira, sábado e domingo, dias os quais as praias costumam atrair maior quantidade de frequentadores.

Márcia Figueiredo ressaltou que mesmo com a realização das fiscalizações os profissionais da Vigilância Sanitária vão fazer orientações eventuais aos barraqueiros. “Quando for necessário vamos fazer alguma orientação no estabelecimento, na barraca, com quem estiver trabalhando naquele local”, pontuou.

Para ilustrar um caso de conservação de alimentos, a diretoria lembrou que os peixes deverão ser mantidos em caixas térmicas até que sejam preparados e as gorduras precisam ter um local de armazenamento apropriado sem descarte na natureza.

Lançamento

Lançado no dia 18 de junho pela Fundação Cultural com a presença de representantes de barraqueiros, várias secretarias e instituições de segurança, o projeto “Verão 2019”, da Prefeitura de Imperatriz está sendo aguardado com muita expectativa. Várias atividades estão sendo programadas para o período veraneio que será encerrado no dia 6 de setembro.

Capacitação