Carnaval 2019

FOLIA

Mano Walter e atrações regionais encerram o Carnaval A Gente Faz 2019

Mais de 60 mil foliões brincaram no último dia de folia carnavalesca em Imperatriz

Publicado em: 06/03/2019 por Léo Costa

Fundação Cultural de Imperatriz

Mano Walter e atrações regionais encerram o Carnaval A Gente Faz 2019

Os foliões foram embalados pelo sertanejo de Mano Walter, um dos maiores nomes da música brasileira (Foto: Patrícia Araújo)

Promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, FCI, o Carnaval A Gente Faz 2019, atraiu o maior público carnavalesco da história da Avenida Beira Rio. Uma das maiores praças de eventos do Maranhão foi tomada por mais de 60 mil foliões na terça-feira, 05, último dia da festa de Momo.

De acordo com Presidente da Fundação Cultural, José Carneiro, Buzuca, de 2017 a 2019, a festa momesca registrou crescimento no número de brincantes. “Desde o inicio da gestão do Prefeito Assis Ramos, o carnaval da cidade vem tendo uma crescente e este ano superou todas as expectativas. As ruas Godofredo Viana e XV de Novembro, utilizadas como corredores da folia receberam grandes públicos. Investir na cultura e nas festas tradicionais têm sido umas das marcas da gestão municipal”, destacou Buzuca. 

Nos últimos quatro anos, a servidora pública, Jacqueline Lima, natural do estado do Pará e moradora de Imperatriz há poucos anos, passou o carnaval na cidade do Rio de Janeiro e, em 2019 optou pela festa em solo imperatrizense. “O carnaval de Imperatriz foi excelente. As festividades não deixaram nada a desejar para outros centros. Nos últimos quatros carnavais passei na capital carioca, mas este ano optei por ficar em Imperatriz, porque o carnaval tem sido espetacular. Jardineira e Beira Rio tudo da mais alta qualidade”, enalteceu Jacqueline.

Os foliões foram embalados pelos ritmos variados, sertanejo de Mano Walter, um dos maiores nomes da música brasileira, ao som eletrônico do DJ Faustino, revelação regional da música eletrônica, passando pelo axé do Tadin de Nóis, ao som de Erasmo de Bel, uma das maiores vozes do Maranhão.

“Para mim foi uma honra, um privilégio. Cantei e ao mesmo tempo fiquei encantado com o grande público que lotou a Beira Rio. Trouxemos para avenida um repertório envolvendo musicas de nossa autoria, artistas maranhenses e de renomes nacionais, e de ritmos da chamada velha guarda carnavalesca, rock em ritmo de axé, sem esquecer que o público foi envolvido com a música Imperador Tocantins de autoria do meu parceiro Carlinhos Veloz”, disse Erasmo de Bel.

O cantor e compositor Mano Walter, questionado sobre a presença do sertanejo no espaço que já foi dominado pelo axé e o samba foi enfático ao dizer que a maior festa popular do país é um espaço de todos os ritmos.  “Sempre tenho dito por onde ando. O carnaval é lugar de alegria, galera quer dançar, quer pular. O que importa é fazer a alegria da rapaziada. O carnaval é a união de todas as raças e gêneros musicais, onde rola sertanejo, forró, arrocha, samba, axé… Então Carnaval não tem ritmo especifico”, completou o cantor.

Além da organização da Fundação Cultural, o Carnaval A Gente Faz 2019 contou com a participação das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Seplu; Saúde, Semus; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh; Transito e Transportes, Setran; e Assessoria de Comunicação, Ascom.

Segurança

Além da mistura de ritmos que agitou os foliões, o público brincou ao longo da extensão da Beira Rio sobre o olhar atento de 60 seguranças particulares contratados pela Prefeitura, cerca de 100 policiais militares, envolvendo 3º Batalhão da Polícia Militar, 3º BPM, 14º Batalhão da Polícia Militar, 14º BPM, 2º Esquadrão de Policia Montada, 2º EPMONT, policiais no helicóptero do Centro Tático Aéreo, CTA, mais de 11 bombeiros do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, 3º BBM.

Carnaval 2019