Casa do idoso

ORIENTAÇÕES

Palestra aborda cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Dicas sobre cuidados com próteses dentárias alertaram para os perigos da má higienização

Publicado em: 14/11/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Palestra aborda cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Dicas sobre cuidados com próteses dentárias alertaram para os perigos da má higienização (Foto: Edmara Silva)

Palestra com orientações sobre saúde bucal foi realizada, na manhã desta quarta feira, 14, na Casa do Idoso Feliz para reforçar os cuidados preventivos que devem ser tomados na terceira idade. Com foco na higienização de próteses, ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceira com Secretaria de Saúde, por meio do programa Saúde do Idoso.

Cerca de 200 pessoas estiveram no encontro, ministrado pela cirurgião dentista Cilene. “Tanto as próteses dentárias totais quantos parciais requerem um processo de limpeza específico para se manter uma boa saúde bucal. Como aqui boa parte dos frequentadores usam, é interessante alertá-los dos perigos e ensiná-los a forma correta de higienizá-las ” - alertou.

A aposentada Francisca França disse que gosta de encontros como esses, pois sempre aprende algo novo. “Eu não sabia, por exemplo, porque devemos dormir sem a dentadura, dormia mas não sabia porquê, e hoje ela explicou que a noite diminui a quantidade de saliva e isso faz com que bactérias se proliferem de firma mais rápida, ocasionando infecções e mau cheiro” - relatou.

"Realizamos ações diversas, diariamente, para trabalhar e desenvolver todas as áreas relacionadas ao bem estar da terceira idade. E hoje trouxemos mais uma vez profissionais para abordar temas da saúde bucal, porque idoso bem informado, se cuida melhor, adoece menos e tem mais qualidade de vida" - explicou a coordenadora da Casa, Alessandra Nobre.

Casa do idoso