Casa do idoso

HOMENAGEM

Casa do Idoso celebra mês dos pais com recreação, palestras e serviços gratuitos

Quase 200 pessoas participaram do primeiro dia de programação

Publicado em: 13/08/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Casa do Idoso celebra mês dos pais com recreação, palestras e serviços gratuitos

Idosos recebem orientações sobre nutrição e saúde na 3ª Idade (Foto: Léo Costa)

A Casa do Idoso Feliz começou a semana com uma série de atividades em comemoração ao Mês dos Pais, celebrado oficialmente, no último domingo, 12. No primeiro dia do evento, na manha desta segunda-feira, no auditório da Alegria, sede do programa, Rua Rui Barbosa, 208, em frente à Prefeitura, Centro, quase 200 pessoas estiveram presentes.

“A comemoração do Dia dos Pais é de grande significado para nós, que organizamos, e para os participantes e parceiros. É um trabalho de equipe, com apoio do prefeito Assis Ramos, que entende a importância de preparar nossa cidade para o envelhecimento saudável e ativo”, destacou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.

Na programação, palestras sobre nutrição e saúde na terceira idade, importância da prevenção de doenças, além de imunização e aferição de pressão, com acadêmicos do curso de Nutrição e de Enfermagem, da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma.

“Estamos orientando os idosos sobre alimentação saudável, pois envolvem vários fatores e preveni diversos tipos de doenças, dentre elas, controle da pressão arterial e colesterol alto”, enfatizou Carla Fregona, orientadora de estágio da Unisulma. Os idosos também recebem orientações sobre saúde bucal, com os alunos do curso de Odontologia, da Faculdade Facimp Wyden.

Para o aposentado Tomás Lima Cavalcante, 89, o momento é de celebrar a data. “Essa homenagem é um ato importante e demonstra o carinho que se tem por nós, que somos pais. É sempre bom poder estar juntos, por isso gosto de frequentar a Casa do Idoso”, comentou.

Maria Oliveira Lima, 70, moradora do Conjunto Habitacional Teotônio Vilela, Bom Jesus, frequenta o espaço há quase 10 anos, e aproveitou para atualizar os conhecimentos durante as palestras. “Tudo que aprendo aqui, procuro repassar aos meus filhos e netos. Hoje em minha casa só se come arroz integral, porque aprendi que é mais saudável”, conta.

Nesta terça-feira, 14, a ações começam a partir das 9h, com aferição de pressão; 9h30, palestra “O prazer de existir e alegria de viver, o Poder está dentro de você”, ministrante Alberto Clésio; 10h, momento de beleza, com os alunos da Escola de Qualificação Técnica de Enfermagem de Imperatriz, Eqtei; 14h, palestra “Como melhorar a concentração e a memória”; e às 14h40, segundo momento de beleza.

Quarta-feira, 15, encerramento da programação com recreação no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, Fiqueninho, Avenida Bernardo Sayão, com Rua Y, Nova Imperatriz. Atividades constam de acolhimento, apresentações de danças, teatro e coral, desfile para a escolha do Pai de 2018, desafios surpresas e sorteio de brindes.

Casa do idoso