Casa do idoso

MELHOR IDADE

Casa do Idoso promove Ação de Saúde Mental

Atividades fazem parte do projeto “Cinco Pilares para o envelhecimento saudável”

Publicado em: 23/05/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Casa do Idoso promove Ação de Saúde Mental

Acadêmicos de Psicologia interagem com os idosos durante programação (Foto: Léo Costa)

A Casa do Idoso Feliz, mantida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, promoveu nesta quarta-feira, 23, das 8h às 10h, Ação de Saúde Mental, na sede do programa, Rua Rui Barbosa, 208, Centro. Evento foi realizado em parceria com a Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma, com o tema: “Saúde Emocional: Um pilar essencial para um envelhecimento saudável”.

“O cuidado com a pessoa idosa é algo fundamental. Isso serve como motivação para que tenhamos uma população vigorosa, com a garantia de seus direitos assegurados para uma velhice com saúde e qualidade de vida”, reforçou a psicóloga Mônica Dominici.

Atividades fazem parte do projeto “Cinco Pilares para o envelhecimento saudável”, lançado em 27 de janeiro, deste ano, pela Casa. “Tem se consolidado como um espaço de otimização de oportunidades para a construção de um envelhecimento ativo, saudável e autônomo, desde os aspectos físicos, psicológicos, sociais e de espiritualidade da pessoa idosa”, destacou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa.

Estiveram presentes, também, acadêmicos de Psicologia, da Unisulma; e a coordenadora do programa Saúde do Idoso, Gardênia Noleto. “Essa atenção que a Prefeitura de Imperatriz, por meio do programa Saúde do Idoso e Casa do Idoso, tem com a saúde na terceira idade é fundamental diante da crescente expectativa de vida da população. Contribui para que esses anos da pessoa idosa sejam vividos com qualidade e dignidade”, enfatizou a coordenadora.

A Casa do Idoso é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculo e faz parte do Serviço da Proteção Social Básica, que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável; desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades; fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário; e na prevenção de situações de risco social.

Com cerca de 1.200 idosos cadastrados, o programa atende diariamente uma média de 400 pessoas, sendo 248 pela manhã e 157 à tarde. Suas atividades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18. “Tudo que acontece aqui na Casa do Idoso é muito bom para nós. Nos deixa mais saudáveis e acima de tudo muito feliz”, concluiu o aposentado João Martins Sousa, 72, morador do Bairro Novo Horizonte.

Casa do idoso