Casa do idoso

QUALIDADE DE VIDA

Casa do Idoso recebe ações de mobilização à saúde

Orientações foram realizadas em parceria com instituições de ensino superior

Publicado em: 13/04/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Casa do Idoso recebe ações de mobilização à saúde

Universitários ministraram palestra sobre saúde sexual na terceira idade, atividade física, dinâmicas, e brincadeiras. (Foto: Léo Costa)

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes; em parceria com estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão, UFMA; e de Farmácia da Faculdade Pitágoras, promoveram na manhã desta sexta-feira, 13, ações de mobilização à saúde do Idoso.

“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade de vida da pessoa idosa. Possibilitar, através dos serviços ofertados pelo Município, e a participação dos nossos parceiros, envelhecimento ativo e saudável da população de Imperatriz”, explica Zigomar Filho, secretário de Desenvolvimento Social.

As atividades aconteceram na Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, 208, Centro, em frente à Prefeitura. “A ação de hoje, em parceria com a UFMA e Pitágoras, veio reforçar o trabalho que fazemos na Casa do Idoso. É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias das demais pessoas. Por que vivemos em uma realidade de uma população cada vez mais idosa e com isso precisamos tomar cada vez mais cuidados com a saúde,” – disse Alessandra Nobre, coordenadora do programa.

Durante a programação os universitários ministraram palestra sobre saúde sexual na terceira idade, realizaram atividade física, dinâmicas, brincadeiras, distribuição de lanche e dança.

“Esse é um momento importante para os idosos, por conta dos serviços ofertados e para os alunos que passam ater o contato diretor com a parte pratica das disciplinas do curso de farmácia,” – destacou a professora Laysa Paloma Vieira Castro, coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

“Essas ações são importantes para que nós idosos aprendamos a nos cuidar e informar melhor sobre nossos direitos quando o assunto é a promoção da saúde,” concluiu a aposentada Maria do Amparo Dias, 64, moradora da Vila Lobão.

Casa do idoso