Casa do idoso

CAPACITAÇÃO

Uso de fitoterápicos é abordado na Casa do Idoso Feliz

Orientações fazem parte do Programa Farmácia Viva, com uso racional das plantas medicinais

Publicado em: 27/06/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Uso de fitoterápicos é abordado na Casa do Idoso Feliz

Programa aborda uso racional das plantas medicinais, resgatando conhecimento popular, embasado no científico (Foto: Edmara Silva)

Encontro na Casa do Idoso Feliz foi realizado, na manhã desta quarta-feira, 27, com a coordenadora Estadual da Farmácia Viva, Kallyne Bezerra, para apresentação geral das diretrizes do programa. Para tanto, foi abordado aos participantes seu funcionamento, principais plantas medicinais cultivadas e receitas de chás e xarope para tratamento de diversas doenças.

“A Casa do Idoso é um dos nossos pontos onde serão cultivados hortos de plantas medicinais. Por isso, essa primeira capacitação aqui compreende ainda diversas etapas” - explicou a coordenadora da Central de Assistência Farmacêutica, CAF, Bruna Castro.  Segundo ela, dia 22 de agosto será feita uma nova oficina para ensinar a forma correta de preparo de chás, garrafadas, xaropes e lambedor.

De acordo com a coordenadora, no próximo encontro serão relacionadas as plantas utilizadas pelo programa e as medidas ideais, pois há um grande índice de mortalidade causada por envenenamento. “Tem planta que só pode ser abafada e outras fervidas. Nos encontros, orientamos, levamos conhecimento à população, as pessoas vão saber o que está usando, para quê está usando e na dosagem correta” – ressaltou Kallyne Bezerra.

A aposentada Ercilia Rosa Logrado aprovou a iniciativa. “Ótimo, eu gosto muito de chá, eu já tinha um pouco de experiência porque tinha assistido a uma palestra com naturalista, mas com essas oficinas agora vou aprender como fazer os chás que preciso, pois tenho problemas de pressão alta e as vezes dificuldades para dormir” – comemorou.

A coordenadora Kallyne revelou que, na oficina de agosto, será ensinado como fazer chá para controlar hipertensão, prisão de ventre, falta de apetite, gripe, insônia, dor no estômago, dor intestinal, insônia, para coceiras, artrite, artrose entre outros. No encontro, ela ensinou a receita do chá de alface para combater a insônia. “Uma folha de alface crispa com talo cortado em pedacinhos, em seis copos de água de 180ml. Ferver de 4 a 6 minutos. Tomar uma xícara de manhã - controla a pressão e faz dormir, além de relaxar a musculatura” – afirmou.

O programa fitoterápico Farmácia Viva foi incorporado ao sistema da saúde pública de Imperatriz em outubro de 2017. Projeto visa o uso racional das plantas medicinais, resgatando conhecimento popular, embasado no científico. As áreas para plantio e cultivo das plantas são mapeadas pela Secretaria de Saúde, através da Central de Assistência Farmacêutica e Atenção Básica.

Casa do idoso