Casa do idoso

ALIMENTAÇÃO

Usuários da Casa do Idoso aprendem a evitar desperdício alimentar

Além da palestra, os idosos degustaram e aprenderam a fazer um bolo nutritivo de casca de banana

Publicado em: 04/06/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Usuários da Casa do Idoso aprendem a evitar desperdício alimentar

"No Brasil cerca de 86 mil toneladas de alimentos vão para o lixo diariamente", afirmou a secretaria da Sedes, Janaina Ramos (Foto: Edmara Silva e Sara Batalha)

Como parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, os usuários da Casa do Idoso receberam na tarde desta terça-feira, 04, uma palestra da secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Ramos, sobre como evitar o desperdício e reaproveitar alimentos. Além da palestra, eles degustaram e aprenderam a fazer um bolo nutritivo de casca de banana. Momento de devocional e aula de aeróbica também foram dedicados aos idosos. 

Janaina Ramos, que é também é nutricionista, ressaltou que “cerca de 86 mil toneladas de alimentos vão para o lixo diariamente. O Brasil é campeão em desperdício de alimentos. Essa realidade precisa ser mudada, devemos disseminar essa consciência de que é dever nosso não desperdiçar, e sim reaproveitar alimentos!”, destacou.

Ela informou ainda que entre as causas do desperdício estão: falhas no processo de produção; desperdício doméstico, que corresponde a 20% do total de alimentos desperdiçados no Brasil. E as consequências disso são os impactos socioeconômicos, como a  fome, desnutrição e gastos financeiros desnecessários. E os próprios danos ao meio ambiente são a deposição inadequada do lixo, Chorume, odores e ambiente propício às pragas. 

A nutricionista da Casa do Idoso, Iolanda Sousa, que ministrou a oficina de bolo com casca de banana, destacou que “como estamos na Semana Municipal do Meio Ambiente, hoje ensinamos como reaproveitar os alimentos, com uma receita de bolo que utiliza a banana na sua integralidade. Este é um bolo altamente nutricional e gostoso e podemos utilizar inclusive a banana mais madura, que a maioria das pessoas descarta”, explicou. 

A aposentada Júlia Alves, 70, disse ter aprendido bastante com a programação. “Nós devemos aproveitar as folhas, as cascas das frutas, os talos, pois são ricos em vitaminas, e não devemos desperdiçar, mas sim aproveitar tudo!”, destacou a usuária da Casa do Idoso.

Casa do idoso