Coleta Seletiva

ÍNDICES

Coleta seletiva alcançou mais de 60 toneladas de recicláveis em outubro

Projeto beneficia cerca de 200 famílias que vivem em vulnerabilidade social

Publicado em: 01/11/2018 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta seletiva alcançou mais de 60 toneladas de recicláveis em outubro

Coleta seletiva é realizada em pontos diversos da cidade (Foto: Léo Costa)

Começou em fevereiro de 2017, pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, o projeto de coleta seletiva, que registra índices importantes no recolhimento de materiais recicláveis. Atividades são desenvolvidas por meio de parceria do poder público com empresas, condomínios, agências bancárias, escolas e instituições em geral, fechando o mês de outubro com 65 toneladas e meia de material.

"A coleta seletiva é de extrema importância para a sociedade. Além de benefício para o meio ambiente, ela possui um fator de grande relevância na geração de emprego e renda de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, destacou Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente Rosa.

A Lei Federal nº 12.305/2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, PNRS, e impôs ao setor público e privado uma maneira de como lidar com a destinação final desses resíduos sólidos. Em Imperatriz sua implantação teve início no primeiro semestre do ano passado, com ativação dos Pontos de Entrega Voluntária, PEV's, porém de forma geral, porta a porta, iniciou em setembro de 2018.

“Trabalhamos para que a população conheça o sistema da coleta seletiva e se interesse ainda mais sobre a destinação desses itens que podem ser reaproveitados. Para isso já possuímos 15 Pontos de Entrega Voluntária, distribuídos em locais estratégicos para que a população possa participar da destinação correta dos resíduos que produz”, afirma Jairo Sant'Ana, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

A coleta seletiva do lixo úmido ocorre sempre às segundas, quartas e sextas-feiras e do lixo seco, terças, quintas-feiras e sábados. Ela consiste na separação dos resíduos recicláveis dos não recicláveis, coletados de forma diferenciado pela Sellix Ambiental, responsável por toda logística. A empresa utiliza quatro caminhões para a coleta do material, dois carrocerias de madeira e dois baús, com capacidade para 10, 20 e 30 toneladas cada.

“A finalidade é adquirir materiais recicláveis de diferentes tipos, fazendo a redução do lixo através de seu reaproveitamento onde a separação e recolhimento dos resíduos são realizados conforme sua constituição”, destacou Víctor Thauan, responsável técnico da Sellix Ambiental.

Eliete de Sousa e Sousa, 43, trabalhava há sete anos no setor de limpeza pública de Imperatriz e hoje ela faz parte da equipe da coleta seletiva, formada por 12 profissionais. “A população precisa estar consciente de seu papel para o bom funcionamento do sistema. Cabe a cada um, simples atitude de separar os resíduos secos e úmidos e depositá-los nos respectivos pontos, para que façamos a coleta”.

O material coletado é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando cerca de 200 famílias, onde 12 trabalham na reciclagem. “Através deste trabalho são beneficiadas diretamente 50 famílias e mais 150 indiretamente. Os associados que antes recebiam cerca de R$ 400,00 por mês, com a implantação da coleta seletiva passaram a receber em média R$ 800,00”, ressaltou José Ferreira.

Maria Ancelma Pereira de Sousa, 57, membro do Conselho Fiscal da Associação, informou que a entidade faz um serviço de acompanhamento dos associados. “Não visamos somente lucro. A nossa entidade também trabalha a questão social de nossos associados que vai desde os cuidados com a saúde, alimentação e o acompanhamento das famílias. Nossa intenção é resgatar os sócios que ainda estão no chamado trabalho insalubre e trazer para a instituição”, finalizou.      

Para manter contato com a equipe da Coleta Seletiva, os interessados podem ligar no Disque Coleta; 99218-4275 ou na empresa Sellix Ambiental, 99191-9180

Coleta Seletiva