Coleta Seletiva

PARTICIPAÇÃO

Comunidade deve ficar atenta ao cronograma da coleta seletiva

Rota na área central da cidade segue em dias alternados ao recolhimento do lixo comum

Publicado em: 10/09/2018 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Comunidade deve ficar atenta ao cronograma da coleta seletiva

Posteriormente outros bairros da cidade serão contemplados com o serviço. (Foto: Edmara Silva)

Com a implantação da coleta seletiva domiciliar, que tem início a partir desta terça-feira, 11 de setembro, a população da região central de Imperatriz deve ficar atenta quanto ao tipo de material, dias e horário do recolhimento. O caminhão da coleta seletiva vai percorrer a rota às terças, quintas e sábados sempre durante o dia, nos bairros Maranhão Novo, Três Poderes, Juçara e Centro, de forma alternada à coleta geral, que ocorre à segundas, quartas e sextas. Nas empresas parceiras, a coleta seletiva continua regularmente de acordo com o cronograma já estabelecido.

"Imperatriz é a primeira cidade do Maranhão a contar o serviço de coleta seletiva nas residências. A Prefeitura já deu o primeiro passo, agora vamos contar com o apoio da comunidade para a concretização dessa proposta", ressalta Rosa Arruda, secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Somente na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, cerca de 50 famílias se sustentam da coleta seletiva. Com o trabalho que já vem sendo realizado, há uma redução de aproximadamente cinco toneladas de recicláveis por semana, que seriam destinados ao lixão. Com a coleta domiciliar, a quantidade de resíduos destinada ao lixão sofrerá redução brusca, além de aumentar consideravelmente a renda de famílias que vivem da segregação e destinação de produtos recicláveis.

Como fazer

É necessário que os moradores dos bairros citados, separem seus resíduos recicláveis do lixo comum, o que não é algo difícil:

Em uma sacola, separe apenas garrafas pets, garrafas e recipientes de vidro, sacos, embalagens de plástico, papelão, e demais materiais recicláveis para serem levados pelo caminhão da coleta seletiva, que fará a rota às terças, quartas e quintas-feiras, no período diurno.

Em outra sacola, coloque o material orgânico (restos de alimento em geral) – este e o rejeito (papel higiênico, guardanapos, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, algodões) que serão levados pela coleta comum nos dias que já são de praxe, às segundas, quartas e sextas.

Uma dica para facilitar, é separar os resíduos em três recipientes, um para os recicláveis, outro para material orgânico e outro para o rejeito.

Pronto! Agora é só atentar-se aos dias e horários das coletas e dispor pouco antes do horário, os materiais na calçada para a devida remoção.

Coleta Seletiva