Coleta Seletiva

AVANÇOS

Prefeitura e Sellix discutem nova etapa da coleta seletiva

Em 2018 foram recolhidas quase 263 toneladas de resíduos recicláveis

Publicado em: 30/01/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura e Sellix discutem nova etapa da coleta seletiva

Técnicos discutem, em reunião, sobre ações da coleta seletiva para 2019 (Foto: Léo Costa)

Em busca de ampliar as ações da coleta seletiva em 2019, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, reuniu-se na terça-feira, 29, com representante da empresa Sellix Ambiental e Construções LTDA. Encontro aconteceu na sede da pasta, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, São Salvador.

“Em Imperatriz já podem ser vistos os benefícios da coleta seletiva pela quantidade recolhida, cerca de 263 toneladas de resíduos, que iriam para o lixão, diminuindo diminuindo os danos ambientais, e que agora estão sendo segregados e levados à reciclagem, beneficiando famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

A titular da pasta, Rosa Arruda, também ressaltou a educação ambiental como importante instrumento de mobilização para mudanças de hábitos e comportamentos da comunidade. "É interessante relembrar que a gestão dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada, que precisa da intervenção do Município, mas também a contribuição de toda a população. Cuidar da questão ambiental tem sido uma das prioridades da gestão Assis Ramos, mas que só é possível com o apoio popular”, alerta.

De acordo com dados da planilha de acompanhamento de resíduos recicláveis na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, em 2018 foram recolhidas 262.873 toneladas de resíduos recicláveis, tais como, Madeira, pet, papelão, plástico filme, alumínio, papel e ferro.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010, a Coleta Seletiva é obrigação dos municípios, sendo esta um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por moradores da cidade.

“A reciclagem é a utilização, como matéria-prima, de um produto que seria considerado lixo. Neste caso Imperatriz vem trabalhando com responsabilidade para fortalecer o programa e fomentar a atividade desenvolvida.”, disse Jairo Sant'Ana, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, metais e orgânicos. A cidade oferece 15 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, que recolhem resíduos que ainda podem ser reutilizados.

A coleta é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras, nas empresas parceiras e Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, e no seguimento domiciliar, onde os materiais recicláveis devem ser separados pelos moradores e colocados na calçada para serem coletados a partir das 7h da manhã, terças-feiras, quintas-feiras e sábados, seguindo o cronograma nos bairros Três Poderes, Juçara, Maranhão e Centro.

“Adotar pequenas atitudes na rotina, como separar corretamente o lixo contribui para a preservação do meio ambiente. O material deve ser acondicionado em sacos plásticos, de preferência transparentes, ou em caixas de papelão, que facilitem a coleta, e dispostos em frente ao local da coleta, no passeio”, explicou Victor Thauan.

Coleta Seletiva