Conscientização

SAÚDE

Capacitação encerra atividades de abril voltadas para conscientização sobre autismo

Evento foi voltado para familiares, servidores e profissionais de saúde

Publicado em: 30/04/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Capacitação encerra atividades de abril voltadas para conscientização sobre autismo

Mais de trezentas pessoas participaram da capacitação no auditório da Semus. (Foto: João Rodrigues)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Saúde Mental, encerrou com sucesso as atividades relativas a abril, o mês de conscientização sobre o autismo, com uma capacitação para familiares de pacientes, servidores, profissionais e pessoas da sociedade civil de Imperatriz e municípios vizinhos.

O evento aconteceu no auditório da Semus das 8h às 13h de sexta-feira, 26, organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, CAPS IJ, e teve o apoio da Associação da Familiares de Amigos de Pessoas com Autismo em Imperatriz, Afagai.

Durante todo o mês foram realizadas diversas ações voltadas para a conscientização sobre o com Transtorno do Espectro de Autismo, TEA, sendo que a capacitação fechou o calendário do mês especial. “A capacitação em saúde mental foi um momento histórico na cidade de Imperatriz que contou com o apoio da Afagai, municípios vizinhos que também trabalham com saúde mental, servidores, profissionais que juntos conheceram o tema para entender, e entenderam para começar a incluir ações que melhorem a qualidade de vida dos pacientes com Transtorno do Espectro de Autismo”, avaliou a coordenadora da Rede de Saúde Mental, Kátia Carvalho.

Pela estimativa da coordenação, mais de 300 pessoas participaram do evento que tiveram como palestrantes o médico especialista e psiquiatria, Antonio Soares, a psicopedagoga Nádia Borges e a fonoaudióloga Sheila Belchior.

Durante fala na abertura do evento, a secretária adjunta Mariana Jales ressaltou a preocupação do prefeito Assis Ramos e do secretário de saúde, Alair Firmiano, com a saúde em Imperatriz e a grande importância da capacitação para garantir melhor compreensão do que é o autismo e cuidar das pessoas com autismo.

A presidente da Afagai, Ester Cristina, parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pelo treinamento e a extensa programação de abril. Ela disse que ações como estas são importantes para a vida das pessoas com autismo e seus familiares.

Conscientização