Conscientização

Meio Ambiente

Atividade de preservação é realizada na zona rural

Comunidade recebe orientações sobre coleta seletiva e foi feito recolhimento de resíduos na área

Publicado em: 09/10/2017 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Atividade de preservação é realizada na zona rural

A equipe da secretaria passou instruções sobre coleta seletiva e conservação do riacho. (Foto: Sara Batalha)

Com o intuito de levar conscientização ambiental aos moradores da zona rural de Imperatriz, o Núcleo de Educação Ambiental, NEA, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, visitou o povoado 1.200 na manhã de sexta-feira, 06, para aconselhar a comunidade local sobre preservação. A equipe recolheu resíduos na área, fez visitas de casa em casa e falou da importância de evitar queimadas, tratou ainda de coleta seletiva e preservação do Riacho do Meio, que passa pelo povoado. Alunos da Escola Municipal Bernardo Sayão participaram da atividade.

As crianças receberam instruções sobre como funciona a coleta seletiva de lixo. Elas foram alertadas ainda sobre os perigos de queimar resíduos e como essa atitude é arriscada e prejudicial ao meio ambiente.  A engenheira florestal da Semmarh, Bárbara Soares explica porque é importante levar orientações sobre preservação também à zona rural. “Aqui é uma área que ainda se pratica bastante queima do lixo, e a gente traz informações para que eles evitem essa prática, e também sobre coleta seletiva, como os resíduos podem ser reciclados”, ressaltou Bárbara.

Ela lembra que trabalhar a conscientização junto às crianças é interessante, à medida que elas já crescem aprendendo o correto acondicionamento de lixo e compartilham com os familiares em casa.

A equipe foi ao povoado, a convite da missionária Luidia Gottoli da Associação Frei Tadeu, que desenvolve programas socioambientais na zona rural da cidade. Luidia explica que “nós devemos trabalhar a conscientização ambiental, a começar pelas crianças, para que amanhã nós tenhamos o riacho e as nascentes preservados. Temos que cuidar e melhorar a zona rural”, ressaltou. Ela informou que alguns moradores fazem a separação de resíduos e uma vez ao mês, uma empresa privada faz o recolhimento.

Conscientização