Conscientização

ALERTA

Blitz abre Campanha de Prevenção ao Trauma de Face

Evento foi realizado pelas secretarias de Saúde, Trânsito e Educação

Publicado em: 18/03/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Saúde

Blitz abre Campanha de Prevenção ao Trauma de Face

Com várias atividades, a campanha encerra dia 22 de março com mutirão de cirurgias (Foto: Assessoria)

Com objetivo de alertar sobre os riscos do não uso de acessórios obrigatórios no trânsito, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, abriu na manhã desta segunda-feira, 18, a Campanha de Prevenção ao Trauma de Face com a realização de uma blitz educativa na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro.

Na ocasião, motociclistas receberam panfletos e orientações sobre a importância de prevenir traumas de face utilizando corretamente os equipamentos obrigatórios de segurança do veículo. Blitz foi realizada em parceria com as secretariais municipais de Trânsito, Setran, e de Educação, Semed.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Mariana Jales, a ação é desenvolvida com apoio do Programa de Saúde Bucal e a ondontóloga especialista em traumas de face, Kelmara Pinho, da Semus. "Meta é alertar a população sobre como lidar com traumatismos faciais e dentários”, afirma.

Ela observa que “os acidentes de trânsito são responsáveis pela maioria absoluta das causas de traumas de face, principalmente envolvendo motociclistas em Imperatriz”. “Essa campanha contribui para uma sociedade mais consciente, responsável e com menor incidência de lesões faciais por trauma”, explica Mariana Jales ao lembrar que medida repercutirá, economicamente, pois “teremos menos pessoas afastadas de suas atividades laborais”, ressalta.

A secretária adjunta de Saúde disse ainda que no período vespertino foi realizada ação educativa com entrega de material às pessoas em um shopping da cidade com ênfase a prevenção do trauma de face. Conforme a programação, nesta terça-feira, 19, às 8h, será realizada palestra para professores e educadores físicos da Rede Municipal de Educação sobre o tema “Traumatismo Dentário-cuidados iniciais”, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

A segunda palestra será voltada para profissionais da saúde do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU, com o tema “O Atendimento Inicial ao Paciente com Trauma de Face”. Palestra ocorrerá nas dependências do Hospital Municipal de Imperatriz.

Conscientização