Conscientização

TRÂNSITO

Campanha sobre Lei Seca conscientiza crianças e adultos

Ação educativa promovida pela Setran, em parceria com a Cirentran, segue até o período de carnaval

Publicado em: 15/02/2019 por Francisco Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Campanha sobre Lei Seca conscientiza crianças e adultos

Ação promoveu educação no trânsito para crianças e orientações sobre a Lei seca para adultos. (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, em parceria com a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito, Ciretran de Imperatriz, promoveu na tarde de quinta-feira, 14, no Imperial Shopping, ação educativa sobre trânsito voltado para crianças e adultos. A campanha segue até 22 de fevereiro e, tem o objetivo alertar sobre a perigosa combinação entre álcool e direção.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, contou que a ação tem o intuito de conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para um trânsito seguro. “O mesmo trabalho será realizado em outros pontos da cidade até a semana que antecede o carnaval, período em que muitos saem para se divertir e acabam misturando álcool com direção, situação perigosa que pode ocasionar acidentes e até mortes”, destaca.

Com a temática “Direção Certa”, agentes da Setran distribuíram panfletos e folders com informações educativa e também passarem orientações sobre a lei seca para visitantes e profissionais da área comercial. De forma lúdica e dinâmica, as crianças que transitaram pelo shopping tiveram a oportunidade, por meio do espaço modelo, 'Trânsitolândia', de aprender na teoria e prática, instruções sobre os cuidados e o comportamento no trânsito.

Clarice Sousa, coordenadora de educação para o trânsito da 1ª Ciretran, enfatiza que ação tem como meta fazer com que a criançada se envolva em ações voltadas para compreensão e cuidados com trânsito. “Nossa meta é chamar a atenção das crianças sobre o cuidado e o hábito com educação no trânsito, repassadas através de dinâmicas, elas aprendem sobre os cuidados antes de atravessar a faixa de pedestre, ter mais atenção para o a sinalização entre outras dicas importantes do dia dia, sendo essa a melhor fase para aprender boa conduta”, ressalta.

Acompanhada do filho, Daniel Mota, 9, e da sobrinha, Luna Letícia, 10, Erineuda Mota aprovou a iniciativa dos órgãos. “Isso é mais do que necessário para educar e conscientizar as pessoas desde cedo a ter responsabilidade no trânsito, sobretudo os riscos na hora de atravessar a rua. Portanto, parabenizo a iniciativa pelo trabalho educativo e por mostrar para as crianças o respeito com o trânsito”, pontuou.

O estudante Adnilson da Silva de Sousa, atento as informações dos agentes destacou a importância da ação. “Não falo apenas em relação às crianças, mas muitos adultos ainda são leigos sobre a lei seca e sobre a educação no trânsito, e essa preocupação da Prefeitura de Imperatriz , juntamente com  os órgãos envolvidos, de conscientizar a sociedade é essencial para todas as idades”, frisou.

Lei Seca

A Lei nº 11.705 ( Lei seca) entrou em vigor no Brasil em 2008, com objetivo de reduzir a tolerância com motoristas que dirigem embriagados. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, CTB, o condutor flagrado dirigindo sob influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependências, comete infração gravíssima.

 

Conscientização