Conscientização

SAÚDE MENTAL

Corrida Solidária encerra campanha Setembro Amarelo

Prova de 5 Km reuniu cerca de 4 mil pessoas para alertar sobre prevenção ao suicídio

Publicado em: 01/10/2018 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Corrida Solidária encerra campanha Setembro Amarelo

Atletas participaram da primeira edição da Corrida Solidária em prol da saúde mental (Foto: João Rodrigues)

A campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, foi encerrada no domingo, 30, em grande estilo com a primeira edição da Corrida Solidária em prol da saúde mental. A prova de 5 Km, com largada e chegada na Avenida Beira Rio, superou as expectativas dos organizadores.

Promovida numa parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, via Coordenação Geral da Rede de Saúde Mental e o Centro Integrado Ensino Empresa, CIEE, corrida movimentou cerca de 4 mil pessoas, das quais 1.123 se inscreveram.

Antes da prova, atletas fizeram fila para pegar o número de participação, aquele colocado na camisa, tiveram um alongamento coletivo sob comando de um professor de educação física, brincadeiras e som com Dj para a largada.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o lavrador Raimundo Ferreira Silva, morador do município de Senador La Rocque. A medida que retornavam, competidores eram encaminhados a um local para café, à base de frutas regionais, entre outros mimos distribuídos por empresas parceiras.

O CIEE levou para a avenida dezenas de pessoas, entre servidores e aprendizes. O clima era de muita alegria e descontração, com direito a muitas selfies e a participação da Companhia da Alegria. “Esse projeto iniciou com os aprendizes e a partir do momento que a gente viu que o Município, também, estava desenvolvendo uma corrida, nos unimos e fizemos diversas ações no decorrer do mês de setembro, nas escolas, empresas e praças”, destacou a instrutora de aprendizagem Elvira Ribeiro.

A coordenadora da Rede de Saúde Mental, Maria Aparecida Alves, avaliou o evento com muito proveitoso por ter conseguido divulgar a mensagem principal da campanha. “Graças a Deus conseguimos alcançar um número alto de pessoas que ficaram sabendo sobre o que é o suicídio e como prevenir e ajudar”, comemorou.

“Esta primeira corrida da saúde mental foi muito importante para fazer a prevenção ao suicídio porque em Imperatriz, como toda grande cidade, tem alta incidência de depressão, e onde há depressão há um grande índice de suicídio, por isso é importante o trabalho de prevenção e falar sobre o suicídio que é um transtorno mental que ocorre com mais incidência”, frisou o psiquiatra José Rodrigues.

Vencedores da corrida

1º lugar- masculino: Raimundo Ferreira Silva

2ºlugar- masculino: Kaio Guilherme, 12 anos, estudante

1º lugar feminino: Francilene Conceição Silva.

Conscientização