Conscientização

MOBILIZAÇÃO

Plantio no riacho Bacuri marca Dia Mundial da Água

Alunos de escola municipal participaram da ação promovida pela Prefeitura

Publicado em: 22/03/2018 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Plantio no riacho Bacuri marca Dia Mundial da Água

Local foi limpo dias antes, para receber o plantio (Foto: Assessoria)

Com o auxílio dos alunos da Escola Municipal Morada do Sol, no bairro Morada do Sol, foi realizado, na manhã desta quinta-feira, 22, plantio de 85 mudas das espécies açaí, ingá, ipê, buriti e cajuí, às margens do riacho Bacuri, próximo à Lagoa das Garças. Atividade faz parte da programação da Semana da Água, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, para comemorar o Dia Mundial da Água e conscientizar as pessoas sobre a preservação desse líquido precioso. Mobilização termina nesta sexta-feira, 23, com seminário na UemaSul.

De acordo com a diretora do Núcleo de Educação Ambiental, Nea, Bárbara Soares, a data é uma oportunidade para as pessoas não esquecerem da preservação. “O Dia Mundial da Água vem nos lembrar da importância desse recurso natural tão essencial para manutenção da vida. O uso racional e sua manutenção são deveres e responsabilidades de todos, por isso se faz necessário ações de conscientização de mudança e de hábitos como economizar água, não jogar lixo nos rios e riachos e não desmatar”, enfatizou.

O coordenador da escola, Reynaldo Araújo, ressalta a satisfação em participar de atividades como essa. "É muito importante envolver os alunos, pois eles aprendem desde cedo a preservar e plantar árvores, principalmente à beira do riacho, recuperando a mata ciliar. Essa atitude é louvável, e os alunos são o futuro, são os responsáveis por cuidar dos recursos naturais", ressaltou.

Educação

Parte das comemorações da Semana da Água como projetos relacionados ao tema foram trabalhados nas escolas da rede municipal de ensino. Palestras, debates, pesquisas, trabalhos manuais, confecção de cartazes e mural, visitas a estação de tratamento da companhia de água e esgoto do Maranhão, estudo sobre a situação dos riachos que cortam a cidade, e tantas outras metodologias foram utilizadas pelas escolas na abordagem do assunto. A maioria dos projetos tiveram culminância nesta quinta-feira, 22, Dia Mundial da água. A exemplo, Escola Machado de Assis II, realizou blitz educativa, com participação dos alunos dos anos iniciais, na porta da unidade de ensino, distribuindo panfletos e orientações à comunidade, com objetivo de conscientizar sobre a preservação da água, suas formas de uso adequado e a importância para a vida e planeta.

(Colaboração de Sara Ribeiro)

Conscientização