Conscientização

ATUAÇÃO

Vigilância Sanitária orienta estudantes sobre alimentação saudável

Papel do órgão e principais atividades também foram abordados em palestra

Publicado em: 17/05/2018 por Sara Ribeiro

Sistema Municipal de Vigilância Sanitária

Vigilância Sanitária orienta estudantes sobre alimentação saudável

Equipe da Vigilância Sanitária em palestra na Escola Castro Alves I (Foto: Sara Ribeiro)

Estudantes da Escola Municipal Castro Alves I, receberam nessa quinta-feira, 17, equipe da Vigilância Sanitária Municipal, com palestra educativa sobre o papel do órgão na sociedade, com ênfase na alimentação saudável. Ação faz parte do cronograma de atividades do Núcleo de Educação e Comunicação, que além das palestras, atua na fiscalização, atende reclamações e denúncias.

Voltada aos alunos do 7º ano, palestra ministrada pelas profissionais Valdenice Ribeiro, pedagoga, e Wilamar Dantas Cerqueira, nutricionista, consistiu em apresentar o órgão, formas de atuação, importância e estrutura. “Apresentamos a Vigilância, que fiscaliza, e orientamos que os adolescentes também podem ajudar com nosso trabalho, sendo fiscais parceiros, verificando em supermercados os produtos que estão no prazo de validade” – informou a pedagoga.

Sobre alimentação saudável, a nutricionista Wilamar Dantas, destacou sobre a vigilância das práticas alimentares, obedecendo as necessidades do corpo com alimentação adequada, rica em fibras, vitaminas, sais minerais e, principalmente, atividade física.

“Atualmente, a pirâmide alimentar mudou, tendo em sua base a atividade física que garante vários benefícios, que ajuda a melhorar à disposição, a energia, o humor. É nessa idade dos que precisa ter atenção para o que se está consumindo. Digo que não é proibido comer sanduíche ou tomar refrigerante, mas de forma moderada” – destacou a nutricionista.

Malefícios de um consumo inadequado, como aumento do mau colesterol, câncer, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, mau humor, dificuldade de aprendizagem e concentração, insônia, dentre outros, podem ser evitados.

O estudante Victor Silva Torres, 12, agradeceu o aprendizado. “Foi uma palestra muito boa, aprendemos bastante sobre os alimentos e a importância de se alimentar bem. Vou tentar aplicar em casa falando com minha mãe e evitando comer em excesso” – disse.

Ao final de cada explanação das palestrantes, os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. Além das escolas, esse trabalho educacional da Vigilância Sanitária também é aplicado nos estabelecimentos fiscalizados.

Conscientização