Conscientização

PREVENÇÃO

Lançado projeto “Quem Ama Abraça”

Ações visam conscientizar o combate à violência doméstica

Publicado em: 31/05/2017 por William Castro

Secretaria de Políticas para Mulher

Lançado projeto “Quem Ama Abraça”

A iniciativa faz parte dos Planos Nacional e Estadual de Políticas para Mulheres, em parceria com o município, para a formação de professores (Foto: Sara Ribeiro)

            Com o objetivo de combater a violência contra a mulher, foi lançado hoje, 31, o projeto “Quem Ama Abraça”, no auditório da Unidade Regional de Educação (UREI). A iniciativa faz parte dos Planos Nacional e Estadual de Políticas para Mulheres, em parceria com o município, para  a formação de professores. Após a solenidade, foi dado início aos exercícios de capacitações aos profissionais das escolas Mourão Rangel e Pedro Abreu, que irão trabalhar o tema nas unidades de ensino.

            Presentes, o vice-prefeito de Imperatriz, Alex Rocha; a juíza da Vara da Mulher, Ana Paula Araújo; a representante da Secretaria Estadual da Mulher, Márcia Rodrigues, a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Sueli Brito, e outros convidados.

            A pedagoga do CRAM, Josileia Rodrigues, fez palestra sobre “A escola pelo fim da violência”. Ela  destacou ações da Secretaria da Mulher dentro das escolas municipais, para identificar a violência doméstica a partir de conversas com os jovens, e incentivar o relacionamento saudável, com base no respeito, seja em ambiente familiar ou social.

            O professor do ensino médio, Artur Nogueira, do Centro de Ensino Mourão Rangel, afirma que dentro da escola o cidadão tem a primeira formação. “Essa iniciativa fomentará uma educação para a vida. O que se quer é mostrar aos alunos que a violência pode vir antes da agressão física, pode ser percebida numa fala, em brincadeiras e até em gestos” – reforçou.

            Alex Rocha enfatizou a importância de utilizar diversas ferramentas para denúncias. “É necessário que se combata esse tipo de violência, com posicionamento e informações em defesa das mulheres, por isso, é importante utilizarmos artifícios de enfrentamento e assim multiplicarmos projetos como este” – destacou.

Conscientização