Conscientização

MEIO AMBIENTE

Palestras educativas abrem programação da Semana da Água

Atividades aconteceram na Escola Municipal Marly Sarney

Publicado em: 19/03/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Palestras educativas abrem programação da Semana da Água

Mais de 200 alunos do ensino fundamental participaram das atividades (Foto: Assessoria)

Com o tema “Água é Vida, Proteger nascentes é garantir a preservação do rio Tocantins”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, deu início na manhã desta terça-feira, 19, a Semana da Água 2019. A solenidade de abertura foi realizada com palestras intituladas “Água é Vida”, na Escola Municipal Marly Sarney.

A engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação e Projetos Socioambientais da Semmarh, destaca a importância da conscientização das crianças sobre a água e seus benefícios. “Sabemos que a água é o mais importante elemento para o mundo inteiro, para nós humanos, os animais, plantações, enfim, em tudo, então por isso, é necessário que as crianças desde cedo sejam conscientizadas sobre a utilização correta da água e seus benefícios”, destacou Bárbara Brenda.

Cerca de 215 alunos, entre 6 e 12 anos, 1º ao 5º ano do ensino fundamental, participaram em sala de aula das atividades. O estudante do 5º ano, Bruno Sousa da Silva, 10, com alegria disse que vai repassar para a família o que aprendeu durante a palestra . “Em casa a minha mãe já nos ensina que devemos economizar água durante o banho e quando escovarmos os dentes. E hoje, vou dizer a ela sobre o que aprendi na escola sobre a preservação da água”, afirmou.

Para a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Ariana Sanches, os docentes contribuem para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem no cotidiano. O mundo vem enfrentando a poluição e a escassez de água. Por isso, “a sala de aula é um lugar propício para desenvolver a consciência ambiental de nossas crianças, e professor tem um importante papel no sentido de sensibilizar e mobilizar ações efetivas, porque acreditamos que os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos”, ressaltou.

A programação segue nesta quarta-feira, 20, com atividades educativas, plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação ambiental, conversa educativa com os moradores que residem às margens do Riacho Capivara, blitz educativa sobre a preservação da água, no centro da cidade, com entrega de panfletos, lixeira para cambio de carro e colagem de adesivos.

 

O encerramento da programação acontece na sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, na avenida Beira Rio, com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, exposição de banners e entrega de lixeiras para cambio de carro.

Dia Mundial da Água

Foi criado pela Organização das Nações Unidas, ONU, no dia 22 de março de 1992, e é celebrado mundialmente desde 1993. A data é destinada as discussões sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Em 22 de março do mesmo ano, a organização também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, onde o texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 20, às 8h

Atividade: Plantio de mudas de árvores nativas na área de preservação da Lagoa das Graças, em parceria com os alunos da Escola Municipal Morada do Sol.

Local: Bairro Morada do Sol, região da grande Vila Nova

Quinta-feira, 21, às 8h

Atividade: Conversa educativa com os moradores residem às margens do Riacho Capivara, em parceria a Escola Municipal Mariana Luz

Local: Bairro Santa Rita

Sexta-feira, 22, às 8h

Atividade: Blitz educativa sobre a preservação da água, com entrega de panfletos, lixeira para cambio de carro e colagem de adesivos.

Local: Praça de Fátima e cruzamento da avenida Getúlio Vargas com Ceará, centro.

Horário: Das 16h às 19h

Atividades: Culminância do Projeto com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, lixeira para cambio de carro e exposição de banners educativos.

Local: Avenida Beira Rio, próximo a concha acústica

Conscientização