Conscientização

CONSCIENTIZAÇÃO

Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado com realização de seminário

Ação faz parte das atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Imperatriz na Semana do Meio Ambiente que segue até sexta-feira, 07

Publicado em: 05/06/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado com realização de seminário

Cerca de 200 universitários, ambientalistas e Bombeiros Mirins, lotaram auditório da Uemasul (Foto: Edmara Silva)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou nesta quarta-feira, 05, o 1º Seminário Municipal do Meio Ambiente, com o tema: “Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida”. O evento, aberto ao público, aconteceu no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Uemasul.  Ação faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente que segue até sexta-feira, 07.

Com um público estimado em cerca de 200 pessoas, o seminário superou as expectativas, atingindo seu objetivo, segundo a titular da Semmarh, Rosa Arruda. “Conseguimos reunir pessoas de grande conhecimento para debater com os presentes e discutimos os desafios e oportunidades relacionados as questões ambientais. Todos temos como contribuir, direta ou indiretamente, para que a sociedade caminhe rumo à sustentabilidade, fazendo com que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza se torne realidade”, destacou.

 

Durante o evento foram abordados os seguintes temas: “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos: Desafios e Perspectivas”, com o assessor de projetos especiais da Semmarh, Alisson Daniel Fernandes; “Mudanças Climáticas: Evidencias e Impactos”, engenheiro ambiental Murillo Barros de Carvalho; “A importância da arborização urbana”, engenheira agrônoma, Cristiana Mota da Silva; “Crimes e infrações ambientais”, promotor de Justiça, Jadilson Cirqueira de Sousa; “O licenciamento ambiental e sua importância para preservação do meio ambiente”, bióloga, Janaires Cazais; e “Educação ambiental nas instituições públicas e privadas”, engenheiro agrônomo, Jairo Carvalho, analista ambiental da VLI Logística, finalizando com a entrega de certificados.

Para engenheiro ambiental, Murillo Barros de Carvalho, que ministrou sobre Mudanças Climáticas: Evidencias e Impactos, debater a importância do meio ambiente e da sustentabilidade nos dias atuais é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites. “A preocupação com o meio ambiente vem da necessidade de reorganizar os processos produtivos que foram feitos de forma desordenada em relação a questões da natureza, e isso levou a diversos problemas ambientais ao planeta, comprometendo nossa qualidade de vida. Essa não é apenas uma missão do poder público, tem que se pensar de forma coletiva, com ações comunitárias”, explica.

Durante o evento a equipe do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais  distribuiu mudas de plantas. A acadêmica do curso de pedagogia da Uemasul, Auricélia da Rocha, 21, foi uma das agraciadas. “Todo evento que venha incentivar a preservação da natureza e informar o que está acontecendo a respeito é louvável e é necessário que se torne uma rotina. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações, e uma muda de planta já se torna um passo importante”, disse.

As atividades de quarta-feira serão encerradas a noite com palestra sobre “Gestão Integrada do Saneamento: Impactos Socioambientais no município de Imperatriz”, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, Avenida Newton Belo, s/n, Vila Maria.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Quinta-feira, 06 de junho.

Caminhada pelo Meio Ambiente no Residencial Itamar Guará com alunos da Escola Municipal Maria Evangelista, destacando a importância do descarte correto dos resíduos sólidos.

Local: Residencial Itamar Guará

Horário: 8h

Sexta-feira, 07 de junho

Blitz educativas em pontos estratégicos da cidade

Conscientização