Conscientização

PREVENÇÃO

Prefeitura lança “Março Lilás” no Cras Santa Rita

Campanha celebra mês da mulher com prevenção ao câncer

Publicado em: 01/03/2018 por Léo Costa

Secretaria de Saúde

Prefeitura lança “Março Lilás” no Cras Santa Rita

Campanha celebra mês da mulher com prevenção ao câncer (Foto: Léo Costa)

Com objetivo de comemorar o mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Prefeitura de Imperatriz, através de uma ação integrada das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Sedes; e Saúde, Semus; iniciou nesta quinta-feira, 1º, uma série de atividades voltadas ao público feminino na programação do Março Lilás.

“A exemplo da campanha Outubro Rosa, para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. Este mês  acontece o Março Lilás, mês escolhido para a campanha devido à celebração ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher,” – destacou Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.

Com essa finalidade o Centro de Referência da Assistência Social, Cras Santa Rita; e Unidade Móvel de Oncologia, juntaram-se para oferecer coleta preventiva de Papa Nicolau, PCCU; exames de Próstata, PSA, para os homens; agendamento de Mamografia; consultas com dermatologista e palestras.

“O Cras Santa Rita foi escolhido para o lançamento da campanha do Março Lilás, devido a grande abrangência de bairros e povoados assistidos pela unidade, totalizando 36 comunidades, com uma média mensal de três mil e oitocentas pessoas atendidas,” disse Tamyris Fernandes, coordenadora do Cras Santa Rita.

O lançamento controu com palestra do oncologista Gumercindo Filho, coordenador da Rede de Oncologia no Município. Ele abordou sobre os vários tipos de câncer que podem surgir em diferentes partes do corpo humano. Porém, alguns deles costumam ser mais comuns em mulheres, que devem ficar atentas aos sinais e frequentar médicos rotineiramente para prevenir-se.

“O câncer de colo uterino infelizmente é o de maior incidência hoje, entre as mulheres do Maranhão, depois do câncer de pele melanoma e que o mesmo causa muitas mortes. E o principal, é um câncer evitável, onde se tem recursos para fazer a prevenção através de vacina e do exame Papa Nicolau. Por isso a importância de se procurar um especialista,” – explicou Gumercindo Filho.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade devem fazer o exame. Devido à longa evolução da doença, preventivo pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.

Um dos exemplos é a dona de casa, Maria do Socorro Ferreira de Sousa, 42, moradora do Povoado 1.200.  Há 09 meses, ela vem fazendo o tratamento, após  ser diagnosticada com câncer de colo de útero, durante um exame de prevenção na Unidade Móvel de Oncologia da Semus.

“Um dia aproveitei para fazer o exame no ônibus oncológico. Um mês depois me ligaram, ao chegar onde o doutor Gumercindo, ele me deu o diagnóstico que eu estava como uma lesão de alto grau, confirmada através de uma biopsia. De imediato comecei o tratamento e hoje me sinto bem melhor,” – relatou a paciente.

PROGRAMAÇÃO DO ÔNIBUS DE ONCOLOGIA DURANTE O MARÇO LILÁS

A Unidade Móvel de Oncologia, realiza ações de exames e prevenção, no sábado, 03, mutirão social “Agente Faz Cidadania”, na Escola Municipal Tiradentes, localizada no Parque do Buriti; Dias 05 a 07, Casa do Idoso, Rua Rui Barbosa, 208, em frente à Prefeitura, Centro; Dia 08, Avenida Beira Rio, das 16h as 20; Dia 9, pela manhã, Escola Municipal Santa Tereza D´Ávila, Avenida Tancredo Neves, s/n, Via Cafeteira; e Avenida Beira Rio,  das 16h as 20h; De 12 a 31, Cras Santa Rita, Rua 16, nº 42 - Parque São José.

Conscientização