Conscientização

MAIO AMARELO

Projeto “Agentes de Trânsito Mirim” é lançado na Escola Fraternidade

Mais de 50 crianças participam da iniciativa como multiplicadores de informações

Publicado em: 03/05/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Projeto “Agentes de Trânsito Mirim” é lançado na Escola Fraternidade

Alunos da Escola Fraternidade integram o projeto "Agentes de Trânsito Mirim" (Foto: Patrícia Araújo)

Educar crianças para que cresçam e se tornem cidadãos responsáveis desde cedo no trânsito. Esse é um dos principais objetivos do projeto “Agente de Trânsito Mirim” lançado oficialmente na quarta-feira, 2, às 19h, na Escola Municipal Fraternidade, Bacuri. Primeira turma é composta por 54 filhos de servidores e alunos de escolas públicas.

O secretário Leandro Braga, acompanhado do assessor jurídico Victor Amorim; da coordenadora do núcleo de “Educação para o Trânsito”, Teresinha Miranda e agentes, explicou aos pais de alunos, professores e direção da escola a culminância do  projeto, que também faz parte da programação alusiva ao “Maio Amarelo”, mês de alerta para os acidentes de trânsito em Imperatriz.

Ele afirma que é preciso educar crianças para o trânsito, visando conscientizá-los e a formar cidadãos multiplicadores de informações. “Muitos entendem que esse é um trabalho a longo prazo, porém, essa é uma iniciativa de médio e curto prazo, pois quando as crianças conhecem as regras de trânsito, automaticamente, ensinam os pais quando em circulação nas vias".

Leandro Braga observa o comportamento de seu filho Ítalo Grabriel, 4 anos, que toda vez quando se aproxima de um semáforo alerta sobre o sinal vermelho, bem como presta atenção quando motoristas desrespeitam a legislação. “Esse é um projeto que já deu certo; essas crianças serão capacitadas pelas equipes de trânsito da Setran, em parceria com a Escola Fraternidade”, enfatiza.

Ao final, o secretário recomendou aos pais quando estiverem conduzindo veículos ou quando passarem pela faixa de pedestres para orientar crianças sobre regras de sinalização. “Tenho consciência que deixarei um legado muito importante no futuro, formando cidadãos e educando para o trânsito, contribuindo para reduzir os números de acidentes e de vítimas”, avalia.

A estudante Yasmim Morais, 11 anos, vê com entusiasmo a iniciativa que lhe oportuniza conhecer regras e perigos no trânsito, bem como ajudar na prevenção de acidentes levando essas informações para os demais colegas.

Conscientização