Conscientização

SEMANA DA ÁGUA

Recuperação de nascentes é discutida com moradores da Vila Conceição I

Palestras educativas e plantio de mudas fizeram parte das ações

Publicado em: 20/03/2018 por Giuliana Piancó

Secretaria do Meio Ambiente

Recuperação de nascentes é discutida com moradores da Vila Conceição I

Moradores participaram de palestra educativa e plantio de mudas (Foto: Giuliana Piancó)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, em parceria com o projeto Educação Ambiental da Universidade Federal do Tocantins, UFT, trabalhou o tema “Recuperação de Nascentes”, com moradores da Vila Conceição I, zona rural de Imperatriz. Ação, realizada na manhã desta terça-feira, 20, integra programação da Semana da Água realizada pela Prefeitura.

Além da palestra educativa e doação de 70 mudas para a população, de acordo com Bárbara Soares, diretora do Núcleo de Educação Ambiental da secretaria, um dos riachos recebeu 36 mudas, entre elas, ipê, caroba, ata, cajuí, buriti e açaí. “Também fizemos uma caminhada na vila até chegar ao local do plantio, convidando os moradores a participarem”, comenta Bárbara.

O tema já discutido pela Secretaria de Meio Ambiente em escolas municipais também faz parte do projeto “Renascer das Nascentes” e é trabalhado desde o ano passado na cidade. O biólogo da UFT, Walktom Igor, lembra que muitos problemas podem ser gerados pela falta de cuidado com as nascentes, pois "estão secando e isso consequentemente afeta riachos e rios, por isso é importante desenvolver uma atividade que valorize a água, fazendo desse um ambiente propício para as futuras gerações”.

A Vila Conceição I foi representada pelo senhor Edilson Ferreira, presidente da Associação de Moradores, que considerou a atividade um momento ímpar para os moradores. "A palestra e o trabalho em campo, recuperando a vegetação dessa nascente, são muito importantes pra gente, para conscientização dessa garotada nova que é o futuro. A partir de agora vamos proteger melhor essas nascentes”, enfatiza.

Conscientização