Conscientização

CAMPANHA

Setran lança ‘Maio Amarelo’ e intensifica palestras educativas

Movimento visa chamar atenção da sociedade; tema deste ano é: “No trânsito, o sentido é a vida”

Publicado em: 02/05/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran lança ‘Maio Amarelo’ e intensifica palestras educativas

Evento realizado hoje no pátio da Setran marcou o lançamento da campanha 'Maio Amarelo' em Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Foi lançada na manhã desta quinta-feira, 02, no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, a campanha ‘Maio Amarelo’ que visa alertar a sociedade sobre os índices de mortes no trânsito. Objetivo do movimento é conscientizar e educar motoristas e pedestres para um trânsito mais seguro em Imperatriz, cidade com a segunda maior frota de veículos do Maranhão.

O major Júnior, que representou o comandante do 3º BBM, ten-cel. Wilni Barbosa observou a importância da campanha que busca a prevenção de acidentes de trânsito, visando conscientizar os motoristas para a redução do número de ocorrências com vítimas e sequelas. “Acidente no trânsito é o que mais causa mortes no mundo inteiro”, pontuou, ao colocar à disposição a instituição para apoio no ‘Maio Amarelo’.

A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, Elizania Bandeira, constata que “entre as notificações do órgão, o chamado acidente de trajeto, quando o trabalhador se desloca de casa para o serviço (vice-versa) lidera o número de notificações no Cerest de Imperatriz”. “Nós queremos estar inseridos nas ações de educação realizadas neste mês e, no decorrer deste ano, pela Setran”, reiterou.

O agente João Jerônimo, coordenador de Trânsito da Setran, diz que a segurança viária executada pelo conjunto de ações de engenharia, sinalização e educação contribui para salvar vidas de motoristas e pedestres, além de garantir o direito constitucional das pessoas de ir e vir com conforto, comodidade, segurança e fluidez.

“Essa semana do ‘Maio Amarelo’ celebramos a vida, pois não adianta apenas os órgãos de trânsito reforçar a sinalização viária, se os motoristas não tem educação e não respeitam a legislação, deixando de respeitar a vida dele e de terceiros”, ressalta.

O diretor executivo da Setran, Ráder Leão, que representou o secretário Leandro Braga, avaliou que “todos nós precisamos estar envolvidos neste projeto de conscientização e de educação no trânsito, não somente neste mês maio, mas durante todo o ano com foco a reduzir os índices de mortes e acidentes”. “Às vezes a pessoa sai estressada de casa ou do trabalho e acaba gerando outros erros no trânsito, fato que devemos iniciar essa conscientização por todos nós, principalmente em relação ao cinto de segurança e ao uso da cadeirinha”, concluiu.

Conscientização