Conselho

PLANEJAMENTO

Realizada a leitura do texto base do Plano Diretor

Propostas de alteração sugeridas foram aprovadas

Publicado em: 21/06/2017 por William Castro

Conselho Municipal da Cidade

Realizada a leitura do texto base do Plano Diretor

A Conferência ocorreu durante toda a tarde e as propostas de alteração foram aprovadas pela plenária. (Foto: Dávila Henrique)

Durante a tarde de terça-feira (20), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foi realizada a Conferência para a leitura e aprovação do texto base do Plano Diretor. O evento foi organizado pela Secretaria de Planejamento Urbano (Seplu), junto ao Conselho Municipal da Cidade, e dirigido pela arquiteta e urbanista da Fundação Sousândrade, Jussara Nogueira, responsável pela configuração do Plano.

O documento é uma ferramenta de orientação política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana, que também engloba a área rural, e feito com a participação da sociedade. Contém definições amplas relacionadas às áreas ambientais, uso e ocupação de solo, transporte público e outros aspectos locais.

“É muito importante que a comunidade veja o Plano Diretor como um instrumento de planejamento para o futuro, muito mais do que a gestão, que está relacionada ao fazer hoje” - pontuou Jussara Nogueira. Ela acrescenta que é uma forma de pensar o município com todas as suas características, qualificações, potencialidades e fragilidades.

No começo deste ano foi iniciado o processo de construção do Plano. Foram realizadas várias reuniões com os integrantes do Conselho da Cidade, com mais de 14 audiências públicas nos bairros, povoados e também na Câmara Municipal.

Assis Ramos enfatizou que não pensa apenas nos seus quatro anos de gestão. “Eu sei que a minha estada no poder é transitória, uma fagulha de tempo. Nós, aqui, poderemos ser a transição da Imperatriz desordenada para a Imperatriz que, enfim, terá uma bússola nas mãos, para caminhar por linhas certas rumo ao seu grande destino” – destacou o prefeito.

O presidente do Conselho Municipal da Cidade, Fidélis Uchôa, agradeceu aos servidores da Secretaria de Planejamento Urbano pelo empenho na realização da Conferência e aos colegas secretários. “Este é um momento importante para o desenvolvimento do município, que nós aguardávamos com muita expectativa. É um momento ímpar, um marco na história” – definiu. Ele lembrou que, assim que assumiu a Seplu, uma das prioridades definidas por Assis Ramos foi a construção do Plano.

Para a leitura, a plenária foi dividida em oito grupos, com média de 10 membros, para a discussão de cada capítulo do texto base. Em seguida, as propostas de alteração no texto foram escritas, lidas por um representante do grupo e repassadas para a equipe de organização, que fez, mediante aprovação de todos, as inserções.

O texto tem uma linguagem simples e acessível, o que facilita a compreensão. Nogueira lembra que o Plano Diretor tem validade de 10 anos, mas isso não impede que ele seja revisado antes de completar o prazo, pois não se trata de um documento fechado.

O plano está disponível no site para alterações e inserções, por 30 dias, de 22 de junho a 21 de julho, para que a população tenha acesso e aqueles que não puderam participar da leitura vejam e proponham suas sugestões, por meio do site http://prefeituradeimperatriz.com.br/.

Conselho