Conselhos

POSSE

Prefeitura empossa membros do Comsea e Caisan

Órgãos fiscalizam recursos e orientam sobre os programas que garantem a segurança alimentar e nutricional

Publicado em: 14/06/2017 por William Castro

Prefeitura empossa membros do Comsea e Caisan

O COMSEA tem como principal objetivo de elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, bem como o de orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação saudável (Foto: Léo Costa)

            A solenidade de posse dos membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), triênio 2017/2019, e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), biênio 2017/2018, hoje (14), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

            Assis Ramos foi representado pelo secretário Municipal de Governo, Marlon Moura. “Para que a alimentação seja feita de forma correta, é necessário que se faça de forma segura e sustentável, e, para isso, é importante que haja a interação com as famílias, pois cuidar de pessoas é um dos pilares da gestão do prefeito Assis Ramos” – destacou.

            O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é formado por 30 conselheiros, entre titulares e suplentes, sendo 10 representantes do Poder Público Municipal e 20 da Sociedade Civil. A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional é composta por 10 membros, 05 titulares e 05 suplentes, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Agricultura.

            Entre os empossados como titulares na Caisan estão os secretários municipais, Fátima Avelino (Sedes), Josenildo Ferreira Lima (Educação), Rosa Arruda (Meio Ambiente), Alair Batista Firmiano (Saúde) e Paulo Marcelo (Agricultura).

            “A Caisan é o órgão responsável por monitorar e avaliar, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos em ações e programas de interesse da segurança alimentar e nutricional, além de intermediar e estimular a integração das políticas públicas e dos planos de suas estâncias complementares em nível municipal” - explicou Fátima Avelino.

            O Comsea tem como principal objetivo de elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, bem como o de orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação saudável.

            Para a nutricionista Katiana Miranda Sá, superintendente Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Comsea “é importante por ser fiscalizador da execução da política de segurança alimentar e nutricional dentro do município, com a garantia desse direito”.

Conselhos