Conservatório de Imperatriz

PREVISÃO

Conservatório de Música de Imperatriz ficará pronto até agosto

Obras serão retomadas com a contratação de nova empresa, após conclusão de edital de licitação

Publicado em: 14/03/2018 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Conservatório de Música de Imperatriz ficará pronto até agosto

Serviços de acabamento do Conservatório de Imperatriz serão retomados (Foto: Assessoria)

Os serviços de acabamento do Conservatório de Música de Imperatriz deverão ser concluídos até o dia 18 de agosto, conforme previsto pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte). A estatal do Governo Federal já iniciou processo para a licitação que vai contratar nova construtora para concluir obra paralisada.

O engenheiro civil Fábio Santos e Silva, a serviço da Eletronorte, esteve em Imperatriz recentemente, e fez um amplo levantamento técnico sobre as condições do conservatório. Segundo ele, a estatal se viu obrigada a contratar nova empresa porque a então executora dos serviços, denominada Secma, parou a obra sob a alegação da perda de capacidade financeira, mesmo depois de ter conseguido um aditivo em setembro do ano passado.

“Nós licitamos e acompanhamos a execução dos serviços. Então em setembro foi assinado um aditivo de prazo, vigência e valor para complementar pequenas coisas que ficaram, uma coisinha aqui e outra ali, para terminar tudo, mas, infelizmente, a empresa contratada perdeu a capacidade financeira de terminar a obra”, explicou.

Fábio Santos revelou que a diretoria da Eletronorte ainda fez acompanhamento e cobranças do cumprimento dos prazos, mas sem sucesso, resolveu adotar outras medidas como a comunicação do problema ao Ministério Público e a rescisão do contrato.  “Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para que a empresa terminasse a obra, mas infelizmente ela não conseguiu e no final do ano rescindimos o contrato, pedimos uma audiência com o Ministério onde colocamos toda esta situação”, frisou.

Nova licitação

Com a rescisão contratual com a empresa, a Eletronorte deu início a uma etapa da obra, que consiste no levantamento dos serviços que precisam ser feitos no prédio para a conclusão. Pelo cronograma do funcionário, com esses dados, feitos por ele  mesmo, foi enviada solicitação de cotação de preços às empresas. “Vai ser um pregão eletrônico. A estimativa é de dois meses para fazer essa licitação e depois mais dois meses para a execução da obra, então a gente estava prevendo aqui que até 18 de agosto estará tudo concluído. Mas, vamos trabalhar para adiantarmos tudo o que pudermos e a empresa, quando a gente contratar, será cobrada até terminar os trabalhos”, anunciou.

O Conservatório

O Conservatório de Música de Imperatriz fica na Rua Bom Jesus, esquina com a W6, ao lado da Escola Municipal Eliza Nunes, Santa Rita e, mesmo sem ter sido concluído, vem executando atividades como cursos de canto coral. O prédio foi construído pela Eletronorte, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, possui ampla estrutura, com quatro salas de aula, cineteatro para 100 pessoas, e, totalmente equipado com rampas que facilitem a acessibilidade. Também possui cantina, camarim, área de apoio pedagógico, recepção, atendimento administrativo e estacionamento.

O presidente da Fundação Cultural, José Carneiro Santos Buzuca, recebeu recentemente a doação de 11 instrumentos por parte da direção da Escola Municipal Eliza Nunes, para serem usados no Conservatório.
Sobre os serviços que faltam serem executados, o engenheiro da Eletronorte ressaltou, por exemplo, a substituição do revestimento do piso.

Conservatório de Imperatriz