consumidor

PLANEJAMENTO

Procon Municipal orienta consumidores nas ofertas da Black Friday

Objetivo é orientar uma compra segura aos consumidores

Publicado em: 23/11/2021 por Kalyne Cunha

Procon Municipal orienta consumidores nas ofertas da Black Friday

Procon Municipal funciona das 8 às 18h no Shopping Imperial. (Foto: Edmara Silva)

Aguardado pelo comércio em geral, o período que antecede as compras de natal, conhecido como Black Friday, intensifica cautela dos consumidores.  O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), recomenda as principais precauções necessárias aos consumidores.

Primeiramente, quando a compra presencial for em loja física, confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Procure pesquisar bastante o mesmo produto em várias lojas, empresas ou sites, evitando fechar a compra logo na primeira promoção.

 Já em compras on-line, ou seja, efetuadas pela internet é importante que o consumidor ao utilizar sites de busca, verifique o endereço (URL), de modo a garantir que se trata do site procurado. Tenha cuidado ao clicar em links de ofertas, buscando ter certeza de que é seguro. Dê preferência a sites conhecidos, verificando a reputação, por avaliações de outros compradores ou reclamações contra o site, ou empresa em outras plataformas de defesa do consumidor, exemplo o site do Reclame Aqui (https://www.reclameaqui.com.br/).

Sobre as reclamações registradas no site Reclame Aqui, que recebe demandas de todo o país, três são as mais citadas pelos consumidores de 2015 a 2020.  A propaganda enganosa lidera em primeiro lugar com 27%, problemas para finalizar a compra com 10,12% e divergência de valores com 9%.

O gestor de fiscalização do Procon Municipal, Alessandro Lima, ressaltou que o registro de atendimentos foi atípico ao mês que antecede a Black Friday. “Em outubro de 2020 foram registrados 202 atendimentos. No mês de novembro, que acontece a Black Friday, houve uma diminuição com 181 atendimentos, os números variaram bastante, em virtude do período de pandemia”, relata.

Qualquer consumidor que se sentir lesado pode procurar o Procon e registrar sua queixa  pelo e-mail: procon@imperatriz.ma.gov.br ou presencialmente, das 8 às 18h,  no órgão localizado  no Shopping Imperial, Loja A, 107, VIVA — Rodovia BR 010, n.º 100, Bairro: Jardim São Luís, Setor Rodoviário.

 

consumidor