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FISCALIZAÇÃO

Procon Municipal tem uma média de três mil atendimentos por mês

Consumidor pode acionar o órgão a qualquer momento

Publicado em: 09/08/2019 por Regilson Borges

Procon Municipal tem uma média de três mil atendimentos por mês

O Procon Municipal presta serviços de orientação e fiscalização (Foto: Edmara Silva)

Em dias festivos e datas comemorativas, a expectativa do comércio é  aumentar as vendas, já que a procura também se intensifica, como é o caso do Dia dos Pais. Nesse período, o Procon Municipal alerta aos consumidores para que fiquem atentos quantos às irregularidades e informa que o órgão pode ser acionado a qualquer momento.

Para resolver essas e outras questões, o atendimento do Procon é intenso, informou o coordenador Natalino Bezerra. "Por mês o órgão atende mais de três mil pessoas. Para o consumidor que precisar resolver alguma demanda, pode procurá-lo no Imperial Shopping, BR 010, no bairro Jardim São Luís, das 8h às 18h. A outra opção é no Tocantins Shopping, no Centro da cidade, rua Piauí, das 12h às 18h. O Procon de Imperatriz pode ser acionado tanto para orientação ao consumidor como de fornecedores". 

Garantir que os estabelecimentos cumpram com o Código de Defesa do consumidor é uma das funções do Procon. Por isso, o órgão alerta para algumas práticas que podem ser vivenciadas pelos usuários. Na hora de passar algum produto no caixa, por exemplo, se o preço estiver diferente da prateleira, o consumidor tem o direito de adquirir a mercadoria pelo menor valor.

Há, também, as reclamações mais comuns. Entre elas, de acordo com o Procon, estão questões sobre as contas de energia elétrica, bancos, telefonia móvel e má prestação de serviços. Para saber como proceder nestas e em outras situações, os clientes podem enviar mensagem para o e-mail: admproconitz@gmail.com, e pedir orientações.

Tipos de atendimento

O Procon possui três tipos de atendimento. Entre eles, por Hotline, quando as empresas disponibilizam contatos telefônicos para relacionamento direto com o Procon, e dependendo da demanda do consumidor, a resposta da empresa é imediata.

Outra possibilidade é por carta de reclamação. Neste caso o consumidor leva a sua demanda aos atendentes do Procon, registram a reclamação por meio de documentação, variando de acordo com a situação de cada pessoa. A empresa recebe a carta, tem um prazo de 15 dias para entrar em contato com o Procon, a partir de uma resposta escrita, ou diretamente com o consumidor.

As Audiências de Conciliação também são mais uma alternativa. Elas são realizadas principalmente para a negociação de dívidas, distratos e cobranças abusivas.

É importante lembrar que os atendimentos são realizados mediante documentação que comprovem a reclamação. Após os registros das reclamações, o consumidor recebe os protocolos de atendimento com os prazos para retorno e o recebimento de respostas sobre suas demandas.

Diferente das empresas da cidade, os estabelecimentos de fora do município possuem o prazo de 45 dias para o retorno junto ao órgão.

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