Cultura

INCENTIVO

"Café Cultural" realiza 1ª edição

Projeto piloto reuniu artistas, intelectuais, empresários e comunidade em geral

Publicado em: 26/10/2018 por Domingos Cezar

Fundação Cultural de Imperatriz

"Café Cultural" realiza 1ª edição

Projeto piloto reuniu artistas, intelectuais, empresários e comunidade em geral (Foto: Patrícia Araújo)

Lançado na manhã desta sexta-feira, 26, na sede da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, o projeto piloto Café Cultural foi bem recebido pelos artistas, intelectuais, autoridades municipais, empresários e fazedores de cultura marcaram presença.

Ao saudar os convidados, o presidente da FCI, José Carneiro dos Santos, agradeceu ao prefeito Assis Ramos pelo "todo apoio nas ações desenvolvidas pela Fundação”. Ele observou que todas as ações da pasta são custeadas pelo Fundo Municipal da Cultura, como os editais de Literatura “Edelvira Marques”, de Artes Plásticas “Etevaldo Moreno” e a Caravana Arte & Cidadania nas Escolas, e o projeto Abrindo Mercado.

Sobre o espaço onde foi realizado o Café Cultural, ele afirma que a intenção "é instalar uma galeria de arte, para que os artistas plásticos possam expor suas obras”.

O prefeito Assis Ramos, em sua fala lembrou, inicialmente, que nesta sexta-feira, antecipadamente, é Dia do Servidor público e parabenizou a todos os servidores da Fundação Cultural, “os quais vem realizando um bom trabalho, liderados pelo presidente Buzuca”.

Assis Ramos observou que a prefeitura recuperou as instalações do prédio onde funciona a Fundação, “com objetivo de melhorar as condições de trabalho dos servidores, para que eles possam prestar um atendimento humanizado a todas as pessoas de nossa comunidade”.

A resenha cultural iniciou com a leitura dramática feita pelos atores Lucas Alves e Marita Ventura, culminando com a palestra “Arte, Psicanálise e processos criativos: concepções estéticas de Sigmund Freud, pelo professor doutor Nertan Dias Silva Maia (UFMA).

No Café Cultural da FCI, representaram a Academia Imperatrizense de Letras – AIL, os acadêmicos Marcos Fábio Belo Matos, Adriana Moulin Picoli, Ribamar Silva, Ariston di França, José Geraldo da Costa e José Ribeiro.

Evento foi patrocinado pela Allume oftalmologia Alberto Madeira, com apoio das empresas Café e Tapiocas Vianna, Armazém Paraíba, River, Mon amour, Gracilene doces, Nina patisserie,
Mohagane, Lírios cozinha contemporânea e juíza arbitral Luiziane Lucena.

Cultura