Cultura

CARNAVAL 2020

Carnaval de Imperatriz arrasta multidão no último dia de folia

Beira Rio recebeu cerca 50 mil foliões na terça-feira, 25

Publicado em: 26/02/2020 por Kalyne Cunha

Fundação Cultural de Imperatriz

Carnaval de Imperatriz arrasta multidão no último dia de folia

Chiclete com Banana foi a atração principal da noite (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Público foi ao delírio no último dia do Carnaval “A Gente Faz 2020”, na terça-feira, 25, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI. A festa iniciou com a Jardineira, às 17h, em frente à Praça da Cultura e lotou o corredor da folia com marchinhas de carnaval tocadas pela banda Líderes da Folia.

Na sequência, a dupla Thiago e Luan ficou responsável em abrir os shows da noite, na Concha Acústica, da Beira Rio, seguidos do Dj Faustino e da banda Tadin de Nós. No palco principal, os foliões aguardavam a apresentação da banda baiana, Chiclete com Banana, fechando com chave de ouro a programação carnavalesca.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, José Carneiro Buzuca, fala sobre o repertório musical que levou milhares de foliões ao carnaval mais animado do Maranhão. “Nossas expectativas de público do primeiro ao último dia foram superadas. Tínhamos aguardado um público de 30 mil pessoas, mas no último dia esse público quase que dobra. Agradecemos a oportunidade ao prefeito Assis Ramos, que nos deu a liberdade de trazer as melhores atrações do Brasil e contratarmos as melhores bandas da cidade de Imperatriz”.

Edite Pereira de Morais Silva, 69 anos, tem quase 30 dedicados às comemorações culturais, fundou há 20 anos o Bloco Agora é Nós e, desde então, não abre mão do carnaval de Imperatriz. “Participo por que gosto do carnaval, por se tratar de um dos eventos culturais mais importantes do Brasil. Comecei há 28 anos com festas juninas, em seguida criei meu bloco e nunca deixei de participar de uma festa de carnaval. Anualmente o número de abadás é de trezentos a quinhentas unidades". 

Na Jardineira, 15 mil pessoas animaram o circuito até a Beira Rio, mas o momento mais aguardado da festa foi a apresentação da banda nacional Chiclete com Banana, que contagiou cerca de 50 mil foliões, ao som do Axé. No repertório, músicas consagradas da banda e roupagens de cantores que viralizaram no carnaval brasileiro ao estilo “chiclete”.

Wado Marques, tecladista da banda, fala sobre o repertório escolhido para os foliões de Imperatriz.  “Vamos fazer a apresentação de músicas novas e consagradas do Chiclete com Banana. Vamos tocar músicas de outros artistas, também, mas que nós trouxemos para a linguagem do Chiclete com Banana. Essa será uma base do nosso show, cheio de energia", destacou o artista.

Sobre o retorno ao Maranhão o vocalista do grupo, Khill, descreve sua satisfação desde que se integrou ao grupo. “Estamos muito felizes em retornar! Nossas energias, hoje, estão a 100%. O repertório, nesse clima de carnaval, toca todos os hits do Chiclete e de outros artistas também. O calor do público em relação a nós é muito bom. Desde a minha entrada em 2018, de lá para cá, temos crescido muito com trabalho e com a receptividade do público que é muito boa e tem abraçado esse novo projeto do Chiclete”.

Após a folia do Carnaval, frentes de serviço da Secretaria de Limpeza Pública, iniciaram atividades na manhã desta quarta-feira, 26, na Avenida Beira Rio e em todo o circuito do Carnaval  “A Gente Faz”. Objetivo é deixar o cartão postal e a cidade organizados.  

Para a realização do carnaval, a Prefeitura contou com a participação de órgãos como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Planejamento Urbano, Infraestrutura, Limpeza Pública e Trânsito e Transportes, Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Guarda Municipal de Imperatriz, Fundação Cultural de Imperatriz e Assessoria de Comunicação. 

Texto em colaboração com Leo Costa.

 

 

Cultura