Cultura

ARTE E DIVERSÃO

Ciranda Cultural leva apresentação teatral para Escola Tocantins

O projeto atua no fomento à cultura nas escolas da rede municipal de ensino

Publicado em: 30/11/2021 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Ciranda Cultural leva apresentação teatral para Escola Tocantins

Além da apresentação teatral, as crianças da Escola Tocantins participaram de uma manhã com muitas atividades lúdicas. (Foto: Samuel Souza)

No início da semana, segunda-feira (29), em mais uma ação do projeto Ciranda Cultural, a Prefeitura de Imperatriz realizou uma manhã com apresentação teatral, e outras atividades lúdicas, na Escola Municipal Tocantins. A iniciativa realizada por intermediação da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), já tinha contemplado as crianças, na semana passada, com uma sessão especial de cinema, o trenzinho da alegria, muita brincadeira e diversão.

O presidente da FCI, Paulinho Lobão, explica que ações como essas são fundamentais no fomento e garantia do acesso à cultura para as crianças, pois muitas delas nunca tiveram a oportunidade de, por exemplo, assistir uma sessão de cinema. “É importante oferecer várias linguagens culturais, descentralizar nossas ações e incentivar outras manifestações artísticas. A Fundação Cultural tem o papel de fomentar várias frentes e claro, incluir as crianças e adolescentes em todo esse processo”, conclui.

Na semana passada, o projeto Ciranda Cultural contemplou os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com uma série de atividades lúdicas e musicais, com apresentações da palhaça Jô Peteleco, da Turma da Mônica cover e do artista plástico Tom Neves. Além das atividades, a iniciativa também contou com oficinas de pintura e de produção textual.

Sobre o projeto

A Ciranda Cultural tem como objetivo fomentar e levar cultura para os alunos da rede municipal de ensino, com variadas linguagens artísticas, como artes cênicas e visuais, bem como o fortalecimento do incentivo à leitura com a literatura, declamação de poemas, contos e crônicas para os estudantes, além da contação de histórias. Na próxima etapa da iniciativa, serão escolhidos os melhores textos escritos pelos próprios alunos, após a orientação nas oficinas, que serão publicados em um e-book especial.

Cultura