Cultura

CONSERVATÓRIO

Coral "Os Timbira" faz último ensaio para apresentações

Público poderá acompanhar cantatas até dia 20, em diferentes espaços da cidade

Publicado em: 13/12/2017 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Coral "Os Timbira" faz último ensaio para apresentações

Ensaio final marcou a conclusão do curso de canto coral do Conservatório de Imperatriz (Foto: Edmara Silva)

Após seleção e capacitação, com várias etapas, o Coral de Imperatriz "Os Timbira" está pronto para uma série de apresentações natalinas. As cantatas começaram nesta quarta-feira, 13, na Escola Municipal Renato Cortez Moreira, no encerramento do projeto “Caravana Arte e Cidadania nas Escolas”. O ensaio final aconteceu na tarde de terça-feira, 12, no Conservatório de Imperatriz, e marcou a conclusão do curso de canto coral,  coordenado pelo maestro Giovane Pietrinni.

Com voz suave e delicada, a estudante Ana Carolina Borges Cardoso, 13 anos, fez um solo e encantou os integrantes da turma. “Sei que é uma responsabilidade muito importante, pois a atenção fica toda voltada para a gente. Mas estou preparada” - destacou a corista mirim. Ela foi revelada durante as aulas e conta que não tinha contato com a música. "Eu nunca tinha feito isso, minha mãe e meus parentes estão muitos felizes com minha participação” - disse satisfeita.

A aluna mais experiente é a dona de casa Maria de Lourdes Batista, 66, que começou sua trajetória no coral da Catedral de Nossa Senhora de Fátima. “Aqui aprendemos todos os dias e estamos bastante ansiosos para começarmos as apresentações".

Há 10 anos, o corista Nei Andrade atua na música e toca instrumentos. Ele ressalta que o curso foi "fundamental para adquirir mais conhecimentos e profissionalizar quem está em busca de novas oportunidades".

Seleção dos integrantes

Para participarem do curso de canto coral, integrantes passaram por várias seleções e testes criteriosos. Foram mais de 1.200 inscritos, número reduzido gradualmente a cada etapa, que finalizou a turma com 200 pessoas. Foram avaliadas pelo maestro Giovane Pietrinni a aptidão sensora e motora, afinação, dicção e percepção sonora. "A turma está capacitada, habilitada e pronta para se apresentar em qualquer lugar do país" - enfatizou.

As apresentações

O coral fará uma semana de apresentações previstas em vários locais da cidade, de 13 a 20 deste mês, nos shoppings da cidade; Lar São Francisco; Vila João XXIII; Calçadão, prédio da Prefeitura de Imperatriz e na Escola Renato Moreira.

Cultura