Cultura

FESTA JUNINA

Diversidade cultural marca programação de São João

Publicado em: 23/06/2017 por Luana Barros

Fundação Cultural de Imperatriz

Diversidade cultural marca programação de São João

Apresentações no "São João, a gente faz" (Foto: Linair Sousa Soares)

A população de Imperatriz recebeu ainda na manhã de hoje (23 de junho) a "Jardineira Caipira" que, percorrendo as principais ruas, convidava para a festa do "São João, a gente faz". No início da noite, dançando atrás da jardineira, desde a Praça da Cultura até a Avenida Beira Rio; crianças, jovens, adultos e idosos animaram-se com a diversidade cultural do evento, organizado pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). Uma noite repleta de encanto e magia, típicos da cultura nordestina.

“Completando 12 anos de criação, este ano nossa junina apresenta o tema ‘Aparecida: Homenagem aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa senhora Aparecida’. Criamos nossa quadrilha ainda em 2005, na comunidade Santa Luzia no bairro Parque Alvorada 2, no grupo de jovens Mensageiros da Fé. Hoje, completando 12 anos de tradição, estamos felizes em participar deste grandioso evento”; explicou o marcador da quadrilha Mensageiros, Jhony Lima.

A diversidade nas apresentações marca os três dias do evento, como é o caso do Grupo de Dança Africander. “Com mais de dez anos de existência, a ideia do nosso grupo de dança surgiu na Escola Municipal Frei Manoel Procópio, composto por crianças com a faixa etária entre 6 e 10 anos. Até esse período não tinha nome, mas a partir de 2010 escolhemos o nome  Africander, que é uma das onze línguas oficiais da África do sul. O grupo continua dançando vários ritmos, mas a especialização forte é o ritmo africano, porque é um ritmo muito gostoso de dançar. Hoje o grupo Africander é independente, recebemos várias solicitações para apresentações em eventos locais até mesmo fora do nosso Estado”; explicou a professora criadora e responsável pelo grupo, Ivonete Nascimento de Carvalho. 

A Casa do Idoso, mantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também levou sua quadrilha mostrando a alegria dos integrantes do projeto social do município. 

Cultura