Cultura

INCENTIVO

Escola Moranguinho recebe caravana Arte e Cidadania

Com o objetivo de fomentar a cultura na cidade, a caravana já contemplou diversas escolas do município

Publicado em: 25/11/2019 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Escola Moranguinho recebe caravana Arte e Cidadania

O projeto itinerante apresenta a cultura da cidade para as crianças por meio de oficinas e apresentações. (Foto: Assessoria)

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, a Escola Municipal Moranguinho, localizada no bairro Santa Rita, é contemplada com as atividades do projeto Caravana Arte e Cidadania nas Escolas. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, oferece oficinas educativas durante os dias 25, 26, 27 e 28 desse mês, para os alunos. O encerramento acontece no dia 29 com apresentações culturais.

"A caravana já é realizada com sucesso e tem tido um grande impacto na educação dessas crianças. Valorizar nosso folclore local, levando essas manifestações culturais para as escolas, é um dos compromissos da gestão do prefeito Assis Ramos, pois é por meio desses estudantes que iremos fortalecer a cultura imperatrizense. Através desse tipo de iniciativa que jovens têm o primeiro contato com nossas riquezas imateriais", destaca José Carneiro Buzuca, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.

As oficinas e apresentações culturais, que fazem parte do cronograma da iniciativa itinerante, levam diversas linguagens artísticas para os estudantes, como artes cênicas, danças folclóricas e regionais, contação de histórias, declamação de poemas, contos e crônicas, além de apresentar aos alunos um pouco mais sobre a arte circense. O projeto incentiva o fomento da cultura, e também trabalha com a descoberta de novos talentos.

"Nós levamos a cultura para esses estudantes, valorizando esse nosso grande bem imaterial, de modo a inseri-los no cenário artístico local, pois ao participarem das oficinas e apresentações, nós incentivamos aqueles com aptidão e desenvoltura para uma das formas de artes mostradas e focamos em transformar essas crianças, não somente em consumidores, mas também propagadores e reprodutores da cultura imperatrizense", ressalta Osório Neto, diretor de Cultura Popular da FCI.

Cultura