Cultura

INICIATIVA

FCI esclarece sobre direitos autorais e realiza oficina de projetos de cultura

Encontros visam reconhecimento e valorização dos compositores

Publicado em: 31/05/2017 por William Castro

Fundação Cultural de Imperatriz

FCI esclarece sobre direitos autorais e realiza oficina de projetos de cultura

A iniciativa partiu do presidente da Fundação, Chiquinho França, preocupado com a produção musical em Imperatriz (Foto: Linair Sousa Soares)

            Desde o último dia 30 de maio e até 10 de junho, a representante da AMAR/SOMBRAS (Associação de Músicos Arranjadores e Regentes / Sociedade Musical Brasileira), a produtora cultural Márcia Carvalho, encontra-se na sede da Fundação Cultural de Imperatriz, em diálogos com músicos, compositores, intérpretes e produtores, para prestar informações e esclarecimentos sobre os direitos autorais e procedimentos para os artistas receberem arrecadações do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

            A iniciativa partiu do presidente da Fundação, Chiquinho França, preocupado com a produção musical em Imperatriz. “É importante que nossos artistas estejam organizados, associados a uma instituição reconhecida pelo Ecad, pois só assim eles podem receber seus direitos autorais. Por isso é oportuno termos esse escritório itinerante da Associação conosco, para proteger o trabalho intelectual dos nossos compositores” - reforçou.

            Para a representante da AMAR, Márcia Carvalho, “muitos artistas acabam registrando suas obras em cartório, mas legalmente, para obter o que o Ecad arrecada e passar pare ele, não tem garantia jurídica”. Ela explica que com a parceria da Fundação Cultural de Imperatriz, a relação entre artistas e associação fica mais estreita.       “Estaremos aqui prestando toda a assessoria para o compositor e tirando as dúvidas, de forma gratuita. A AMAR é reconhecida no Brasil e no exterior. Lá fora, igualmente, ela garante direitos e comércio da sua obra protegida” – enfatizou.

            Outra oportunidade, não apenas para a música, mas também para os demais segmentos relacionados, é a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, que acontece na sede da Fundação, nos dias 02 e 03 de junho, a partir das 14h. A atividade tem como parceria a Secretaria de Turismo e Cultura, do Governo do Maranhão, e vai abordar de forma clara e dinâmica os aspectos que envolvem a Lei de Incentivo à Cultura do Estado, Lei Rouanet, Prestação de Contas, entre outros tópicos pertinentes na elaboração de projetos.

Cultura