Cultura

FESTEJOS JUNINOS

Fundação Cultural de Imperatriz lança "São João A Gente Faz" 2019

A programação terá inicio dia 13 com Caravana Junina Itinerante em cinco bairros da cidade e término dia 23 na Vila Junina da Beira Rio

Publicado em: 23/05/2019 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Fundação Cultural de Imperatriz lança "São João A Gente Faz" 2019

O presidente da Fundação Cultural, José Carneiro Santos Buzuca durante lançamento dos festejos juninos 2019 (Foto: João Rodrigues)

A Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, apresentou na noite da última quarta-feira, 22, para parceiros e imprensa, a programação do “São João A Gente Faz” que será realizado nos dias 13,14,15, 21 e 22 de junho nos bairros com a Caravana Junina e a culminância no dia 23 na Avenida Beira-Rio no Arraial Vila Junina, resultado  de uma parceria com a nova direção da TV Band Imperatriz, TVI.

Durante o lançamento, em solenidade com a presença de grupos folclóricos e autoridades na sede da Fundação Cultural, o presidente da entidade, José Carneiro Santos Buzuca, explicou que mesmo com a falta de apoio do Governo do Estado, o Município não poderia deixar de promover e incentivar os folguedos juninos.

Com recursos do Fundo Municipal de Cultura e a parceria com a iniciativa privada, foi possível garantir a execução do evento que terá como diferencial a descentralização da folia junina, levando alegria à cinco bairros de Imperatriz, além da Avenida Beira Rio. A ordem de apresentação das quadrilhas juninas, cacuriá e demais danças folclóricas deve ser divulgada nesta sexta-feira,24. “Alinhamos com o prefeito Assis e vamos usar recurso do Fundo Municipal de Cultura e mesmo sendo pouco recurso, vamos fazer maestria levando a Jardineira, bandas e grupos folclóricos a cinco bairros de Imperatriz”, detalhou Buzuca.

O titular da FCI acrescentou que as cinco apresentações serão em bairros diferentes, no entanto adiantou que a primeira será no bairro Santa Inês em frente a casa da saudosa Dona Francisca do Lindô, mestra da cultura popular em Imperatriz que morreu no dia 5 de junho de 2017 e deixou grande legado cultural.

Com a descentralização das apresentações, Buzuca explicou que pretende devolver aos bairros os atrativos da maior festa popular do Nordeste. Ele lembrou que há cerca de 20 anos os bairros promoviam arraias e movimentavam a cidade. “Ficamos muito felizes e queremos antecipadamente agradecer a direção da TV Band por essa iniciativa que será boa para os dois lados”, complementou.

A emissora vai participar com a divulgação maciça do “São João A Gente Faz”, nos bairros, estrutura e atrações da Vila Junina, evento que ela vai realizar na Avenida Beira-Rio e será a culminância da programação da FCI. Oito grupos folclóricos organizados pela fundação deverão apresentar no dia 23.

Vila Junina - Novidade deste ano, a primeira edição da Vila Junina, dia 23 na Beira Rio, terá  além da participação das tradicionais manifestações folclóricas, shows dos imperatrizenses artistas imperatrizenses Kaká Devasso, Kevin Baetz, Michellysun e Welligton Tigrão.

O executivo Marcos Daniel Perez, responsável pela direção da TV Band, disse que a nova diretoria da emissora tem como uma das linhas de atuação a valorização da cultura. “Então decidimos criar a Vila Junina TVI, mas decidimos muito mais do que isso, que foi integrar com quem quer, também, valorizar a cultura que é o caso a Fundação Cultural de Imperatriz. Queremos  resgatar e levar a população a conhecer melhor nossa cultura”, justificou Marcos Daniel que esteve no evento acompanhado de outros diretores da emissora.

Inscrições - Os grupos folclóricos que desejam integrar a Caravana Junina, devem fazer as inscrições no edital “Prêmio Dona Francisca do Lindô de Cultura Popular”, disponível a partir de sexta-feira no site www.imperatriz.ma.gov.br.

Serão selecionados 11 (onze) grupos que receberão recursos do município de Imperatriz, oriundo do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMIC), um mecanismo de investimento público colocado em prática pela gestão do prefeito Assis Ramos desde que assumiu a prefeitura.

Após a solenidade, a Companhia Sotaque, do folclorista Osório Neto, se apresentou para os convidados e foi servido um coquetel com um cardápio típico do período das festas juninas.

Cultura