Cultura

CULTURA

Fundação Cultural reúne artistas plásticos para anunciar novidade

Galeria de Artes Luís Brasília será o novo espaço de exposição e comercialização de obras

Publicado em: 07/05/2019 por Josué Moura

Fundação Cultural de Imperatriz

Fundação Cultural reúne artistas plásticos para anunciar novidade

A futura Galeria irá receber o nome do produtor cultural, Luís Brasília (Foto: Assessoria)

Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, FCI, reuniu nesta terça-feira, 07, os artistas Plásticos da cidade, em café da manhã no Stay Inn Hotel. O encontro, que contou com a presença de cerca de 15 profissionais, tratou entre outros assuntos pertinentes à classe, da instalação de uma Galeria de Artes Plásticas na sede da FCI, além de mais dois outros espaços para esses artistas exporem e comercializarem seus trabalhos.

Na oportunidade, de maneira democrática entre os artistas, a futura Galeria irá receber o nome do produtor cultural, Luís Brasília, in-memoriam. O novo espaço já se encontra quase pronto e deverá ser entregue pela FCI dentro de um mês.

Axel Brito, coordenador de Difusão Cultural da FCI, disse que a Galeria será aberta gratuitamente ao público em geral e disponível para exposição de artistas de toda região, anunciando também mais dois espaços disponíveis para exposição, através de parceria da FCI com o Ministério Público do Maranhão na sede das Promotorias de Imperatriz e uma loja de antiquários da cidade. “A Fundação Cultural repassará esse grande presente, vivemos um momento bonito e de oportunidade, a abertura de mercado para os artistas plásticos”, informou.

Para o artista plástico, Sílvio Matos, a cidade está de parabéns com uma gestão da FCI que apesar das dificuldades tem trabalhado bastante e o resultado aos poucos vai aparecendo. “Faz tempo que a gente tentava junto a outras gestões mas nunca acontecia algo de concreto e agora nós estamos vendo esse despertar, nossa área cultural ganhar visibilidade, estamos entrando para uma nova era de maior reconhecimento”, festejou.

“Essa inciativa chega numa hora boa, a cidade está mesmo precisando desse tipo de incentivo, não apenas para os artistas, mas também para nossa sociedade, a fim de que possamos combater essa vacina anti-cultural que persiste em se manter na segunda maior cidade do Maranhão”, diz o artista plástico, Tom Neves.

Segundo o Presidente da Fundação Cultural, José Carneiro, o “Buzuca”, que coordenou pessoalmente a reunião, pela primeira vez a Prefeitura lançou um edital patrocinando as obras dos artistas plásticos. “Era algo que eles cobravam bastante, mas graças a sensibilidade do prefeito Assis Ramos, agora os profissionais das artes plásticas além de contarem com seu espaço, terão um apoio mínimo da FCI na confecção de suas obras”, disse.

Os artistas plásticos de Imperatriz somam cerca de 15 profissionais, mas segundo Buzuca, “muitos talentos estão escondidos por ai, principalmente no meio da juventude, e, com essa galeria, a FCI pretende incentivá-los também.

Cultura