Cultura

CULTURA

A Incrível Máquina de Livros chega em Imperatriz

Projeto transforma até mil obras literárias por dia de forma gratuita

Publicado em: 26/08/2019 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

A Incrível Máquina de Livros chega em Imperatriz

Em 2018, a unidade móvel atendeu 21 municípios de 13 estados brasileiros. (Foto: Assessoria)

Incrível Máquina de Livros, que transforma livros usados em novos, estará na Praça da Cultura nos dias 27, 28 e 29, e as pessoas poderão realizar as trocas de 10h às 18h. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cidadania, Infinito Cultural e pela Suzano, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural.

A máquina conta com vários títulos, entre clássicos da literatura mundial e brasileira, infantis e autores indicados ao Prêmio Jabuti. O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro Buzuca destaca que "é importante apoiar esse tipo de ação, pois ela além de incentivar a cultura por meio da leitura, amplia o repertório daqueles que já possuem o costume de ler e atrai novos leitores".

Objetivo da ação é atingir o máximo de pessoas possíveis, por isso cada pessoa pode colocar até no máximo três livros para realizar a troca. É importante ressaltar que não são aceitos livros riscados ou rasgados, gibis e materiais didáticos ou de cunho técnicos. A Incrível Máquina de Livros já passou por diversas cidades do país e tem capacidade de transformar até mil obras por dia. 

O funcionamento da máquina é bem simples, participante insere um livro novo ou usado, que já tenha lido e não queira mais, na unidade móvel e aperta um dos dois botões para realizar a troca. O seu livro pode ser trocado por outro adulto ou infantil, dependendo de sua escolha, e tudo isso de forma gratuita.

 

Cultura