Cultura

CULINÁRIA

Média de 8 mil pessoas passam pelo II Concurso Gastronômico de Comida de Rua

O levantamento corresponde aos três primeiro dias da competição que reúne pratos típicos de Imperatriz

Publicado em: 07/10/2019 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Média de 8 mil pessoas passam pelo II Concurso Gastronômico de Comida de Rua

A segunda edição do concurso culinário movimentou o final de semana no 17° Salimp. (Foto: Rafael Pestana)

De acordo com levantamento realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural da cidade, neste final de semana, mais de 8 mil pessoas passaram pela praça de alimentação do II Concurso Gastronômico de Comida de Rua. O evento é realizado no 17° Salão do Livro de Imperatriz, Salimp, e vai até o dia 13 de outubro com a apresentação dos vencedores dessa edição.

A competição que tem por objetivo dar visibilidade à culinária e aos chefes gastronômicos locais, premiará os pratos mais votados com 2 mil reais. Sendo considerado um vencedor pelo voto popular e outro escolhido por críticos convidados, contabilizando mil reais para cada um dos chefes vencedores. Nessa edição do concurso, será considerada a média aritmética da nota, e não a quantidade total de votantes, dando assim a mesma chance de vitória para todos os concorrentes.

“Estamos promovendo um grande encontro da culinária imperatrizense. Essa saudável competição é fundamental para que a população se delicie e valorize mais as comidas locais. Além de estarmos gerando uma renda a mais para os chefes de cozinha de nossa cidade, também conseguimos criar um ambiente único de interação entre os comerciantes e seus clientes”, ressalta o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro Buzuca.

O coordenador de difusão cultural e organizador do concurso, Axel Britto, destaca que “o evento está superando as nossas expectativas, temos recebido muitos elogios, principalmente vindo dos membros da Academia Imperatrizense de Letras, em especial relacionados a esse cenário que foi construído para receber os competidores e os visitantes. Estamos muito felizes com a recepção que o concurso está tendo, isso se explica por estarmos muito bem representados, com os grandes nomes de nossa culinária."

O Chefe Bigode, que participa do concurso gastronômico pela primeira vez, comenta que o evento “está sendo bem melhor do que esperava, tem sido bem movimentado, está só começando e muita gente já passou por aqui. Estou aqui representando a comida das quatro bocas, com a galinha caipira, e tenho vendido bastante desde que o concurso começou, até mesmo o assado de panela, que é meu segundo prato, tá tendo um boa saída”.

A estudante universitária Kelly Silva ressalta que o que mais chamou sua atenção foi a estrutura da praça de alimentação, “bem diferente do ano passado, eu gostei que dessa vez eles fizeram uma área coberta. Além de mais agradável, ficou tudo muito bem organizado, principalmente os locais de cada vendedor. Vou voltar mais vezes para provar as outras comidas, fiquei com muita vontade de experimentar os hambúrgueres artesanais”.

Cultura